Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
O Sanguanel é uma espécie de duende travesso pertencente ao folclore gaúcho, oriundo de histórias trazidas da Europa por imigrantes italianos. Ele é normalmente descrito como uma criatura de pequena estatura e de pele vermelha (ou trajando apenas roupas vermelhas).
Vivendo no alto das árvores, dizem que o Sanguanel tem o hábito de sequestrar crianças, levando-as para o topo das árvores, seu habitat. Ele não chega a fazer nenhuma maldade a elas, que por sua vez não recordam de muita coisa pois passam a maior parte do tempo em um estado de sonolência. Apenas as alimenta com mel e água usando uma folha.
Na maioria das histórias, as crianças são encontradas algum tempo depois de desaparecidas, no topo de alguma árvore. Em algumas, porém, o Sanguanel só devolve a criança raptada caso receba oferendas de água e mel. Ele raramente se envolve com adultos, e quando o faz, geralmente aplica peças em bêbados, preguiçosos ou pessoas não religiosas.
fontes:
- http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2016/09/lendas-gauchas-monte-o-seu-sanguanel-e-conheca-a-historia-do-personagem-7503400.html
- https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/folclore-nacional-os-personagens-menos-conhecidos.phtml
- https://www.facebook.com/HETthePumpking/posts/1575476815885118/