Image Map

15 de julho de 2020

Thánh Gióng

۞ ADM Sleipnir


Thánh Gióng (vietnamita; "São Gióng") também conhecido como Phùng Thiên Vương ("Rei dos Céus de Phùùng"), Ông Gióng ("Senhor Gióng") e Xung Thiên Thần Vương ("Santo Rei dos Céus")  é um herói mítico vietnamita, e um dos Quatro Imortais (Tứ bất tử), grupo composto por quatro personagens míticos que teriam ajudado figuras históricas vietnamitas ao longo da história.

Segundo a lenda, Thánh Gióng nasceu, através da concepção imaculada, na vila de Phù Đổng (também conhecida como Vila Gióng) durante o reinado do sexto rei da dinastia Hồng Bàng de Văn Lang, tornando-se um herói por repelir os invasores do norte. 


Lenda

A lenda começa com um casal que morava em uma pequena vila no interior. Mesmo casados ​​há muitos anos, não tiveram filhos e a esposa nunca engravidou. Um dia, enquanto a mulher estava indo trabalhar no campo, avistou uma enorme pegada no chão. Ela resolveu colocar seu pé dentro da pegada só para ver quantas vezes o seu próprio pé caberia nela. No momento que fez isso, teve uma estranha sensação, e no dia seguinte, ela descobriu que estava grávida. 

Exatamente um ano depois, a mulher deu a luz a Gióng. O casal ficou muito feliz, porém ao passar do tempo, perceberam que o bebê não emitia qualquer tipo de reação. Não sorria, chorava, muito menos se comunicava com os pais ou com outras pessoas da vila. Ele apenas ficava parado seja onde quer que fosse colocado.


Quando Gióng tinha apenas 3 anos de idade, o país foi invadido e muitas aldeias foram destruídas. O rei enviou um mensageiro as vilas em busca de pessoas para recompor o exército e enfrentar os invasores. Enquanto o mensageiro passava pela vila de Gióng, ele se levantou de repente e pela primeira vez falou, dizendo à mãe que ele queria se juntar ao exército. Assim que se recuperou da surpresa de ter ouvido seu filho falar pela primeira vez, ela chamou o mensageiro do rei até sua casa. Gióng pediu ao mensageiro para dizer ao rei que se ele providenciasse um cavalo de ferro, uma armadura e um bastão, ele expulsaria os invasores do reino.


O mensageiro então retornou ao rei e entregou-lhe a mensagem de Gióng. Enquanto isso, o apetite de Gióng cresceu de maneira voraz, e seu corpo começou a crescer a ponto dele não ter mais roupas que lhe coubessem. Os vizinhos ajudaram trazendo-lhe mais comida e roupas novas. Quando o mensageiro retornou com as coisas que Gióng havia pedido, surpreendeu-se com o mesmo, que estava completamente crescido, aparentando ter uns 20 anos de idade.

Após vestir a armadura, Gíong empunhou seu bastão de metal e montou em seu cavalo, partindo em seguida para o campo de batalha. Gióng lutava ferozmente, golpeando seus inimigos com o bastão e derrubando-os como se fossem moscas. Quando seu bastão quebrou, ele arrancou uma vara de bambu do chão e passou a usá-la como arma. Enquanto isso, seu cavalo lançava fogo de suas narinas em cima dos inimigos.


No fim, os invasores se retiraram para sua terra natal, enquanto Gióng e seu cavalo foram para o topo de uma montanha conhecida como Soc Son. Ele fez uma reverência a seus pais e a todos os moradores, e então ascendeu aos céus, e nunca mais foi visto. O rei construiu um templo em homenagem ao grande herói em Phù Đổng, e o canonizou como santo. Um festival em homenagem ao seu heroísmo é comemorado até os dias de hoje, no 9º dia do 4º mês lunar.

Estátua de Thánh Gióng no topo da montanha Soc, em Hanói, capital do Vietnã.

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby