Image Map

5 de abril de 2021

Referências Mitológicas em One Piece - Parte II

 ۞ ADM Sleipnir


Essa postagem é uma continuação das Referências Mitológicas em One Piece, publicadas por mim em 2018. A primeira postagem ficou grande demais, e passados três anos desde a sua publicação, muitas novas referências surgiram. Quem acompanha o Arco de Wano vai se identificar mais com essa postagem, pois a maioria das referências foram tiradas dele.

Kurozumi Orochi (Yamata no Orochi)


Kurozumi Orochi é o antagonista secundário do Arco País de Wano e foi o último shogun do país, além de ter sido um aliado de Kaido, um dos Yonkou, até que Kaido o traiu e o "matou" por seu Projeto Nova OnigashimaOrochi comeu a Hebi Hebi no Mi, Modelo: Yamata no Orochi, uma Akuma no Mi do tipo Zoan Mítico que permite que ele se transforme em uma serpente completa de oito cabeças e em uma forma híbrida de serpente e humano com oito cabeças à vontade.  Yamata no Orochi é um lendário dragão de oito cabeças da mitologia japonesa, morto pelo deus das tempestades Susanoo




Tenguyama Hitetsu (Tengu)


Tenguyama Hitetsu é um dos personagens surgidos no arco de Wano. Trata-se de um espadachim, descendente do lendário espadachim Kotetsu, além de ser colecionador de bonecas kokeshi.  Ele mora com Tama nas ruínas da Vila Amigasa na região de Kuri, no País de Wano. 

Seu visual foi inspirado em um Tengu, um tipo de criatura encontrada no folclore japonês que é retratada com características humanas e aviárias, sendo geralmente retratada como tendo asas e narizes anormalmente longos.



Kawamatsu (Kappa)


Kawamatsu, "o Kappa", é um samurai do País de Wano que serviu Kozuki Oden até a morte deste, 20 anos atrás e é um dos Nove Bainhas Vermelhas. O personagem foi inspirado no yokai aquático Kappa. Kappas se assemelham a anfíbios, possuindo baixa estatura, pele  viscosa, cascos de tartaruga e uma espécie de disco ou depressão cheia de água no topo da cabeça. Essa reserva de água é necessária para que o Kappa possa manter seus poderes sobrenaturais quando estiver fora d’água.

Kaido (Oni, Seiryu (Qinglong), Koi e Koi-ryuu)


Kaido, conhecido pelas alcunhas de Kaido das Bestas e a Criatura Mais Forte do Mundo, é o Capitão dos Piratas das Bestas e um dos Yonkou que governam o Novo Mundo. Sua forma normal foi inspirada nos Onis, demônios yokai geralmente retratados como figuras corpulenta nas cores vermelha, azul ou branca, com um ou mais chifres crescendo em suas cabeças e carregando um kanabō (uma espécie de bastão de metal ou madeira).


A Akuma no Mi de Kaido é a Zoan Mítica Fruta do Peixe (Uo Uo no Mi), Modelo Dragão (Seiryu), a qual permite que ele se transforme em um dragão azul serpentino completo e em um híbrido de dragão-humano à vontade. Seiryu é o nome japonês de Qinglong, uma das quatro criaturas mitológicas chinesas que representam as quatro direções cardeais, com Qinglong representando o leste. Já a idéia por trás da fruta foi inspirada na lenda chinesa do Portão do Dragão. De acordo com esta lenda, no Rio Amarelo, tem uma cachoeira denominada "Portão do Dragão", e se as carpas (Koi, em japonês) nadassem contra a correnteza e conseguissem chegar ao topo dessa cachoeira, elas seriam transformadas em dragões (Koi-ryuu, dragão-carpa, em japonês) como recompensa pelos seus esforços.



O Ataque de Kaido, "Kouzanze Ragunaraku" (Ragnarok)


No capítulo 1009 do mangá, Kaidou utiliza contra Luffy um ataque chamado Kouzanze Ragunaraku (降三引奈落, literalmente "Ragnarok de Três mundos"), no qual ele gira seu Kanabo enquanto um monte de trovões negros saem dele antes de atingir o protagonista. O nome do golpe faz referência ao Ragnarok nórdico, onde uma série de eventos culminarão no fim do mundo.

Soru Soru no Mi da Big Mon (Tsukumogamis)

A habilidade da Soru Soru no Mi de Big Mom permite que ela dê vida à objetos inanimados. Além dos seus minions habituais (Zeus e Prometeus, citados na postagem anterior), durante sua presença em Onigashima ela deu vida a inúmeros objetos, todos eles fazendo referências a yokais do folclore japonês. Dentre vários, podemos identificar Bakezōri, Biwa-bokuboku, Boroboroton, Chōchinobake, Kasa-obake e Shamichoro.


Black Maria (Jorō-gumo)


Black Maria é uma integrante do Tobiroppo, esquadrão de elite dos Piratas das Feras abaixo apenas de Kaido e das Três Calamidades, e possui seu próprio bordel em Onigashima, perto da mansão de Kaido. Com o objetivo de capturar Nico Robin para que sirva à Kaido como interprete dos poneglifos, ela atrai Sanji e facilmente o manipula usando-o como isca. 

Black Maria comeu a Kumo Kumo no Mi, Modelo: Rosamygale Grauvogeli, que permite que ela se transforme em uma versão híbrida e completa de aranha. A personagem foi inspirada em Jorō-gumo, uma aranha yokai capaz de se transformar em uma bela mulher a fim de atrair e capturar homens desavisados ​​como presas.




Hihimaru (Hihi)

Hihimaru é o babuíno que Luffy conheceu quando chegou pela primeira vez em Wano Kuni. Ele era propriedade de Holdem, uma das estrelas dos Piratas das Feras e atuava como guarda para eles, antes de ser domesticado por Tama. Hihimaru foi inspirado em Hihi, um yokai macaco originado da mitologia chinesa. Este yokai é conhecido por se alimentar de animais e também de humanos caso tenha a oportunidade. Além disso, eventualmente sequestra mulheres humanas, e segundo a lenda, para escapar dele é necessário fazê-lo rir. O som de sua risada é a origem de seu nome, "hihi".


Kamazo (Shinigami)

Os Shinigamis são deuses ou espíritos sobrenaturais que conduzem os humanos à morte em certos aspectos da religião e cultura japonesas. Quando Killer estava atuando à serviço de Orochi sob o disfarce de Kamazo, ele foi enviado para matar qualquer um que Orochi considerasse um inimigo ou incômodo. “Kama” pode significar “foice” em japonês, e é um símbolo comumente associado aos espíritos da morte, não só os da cultura japonesa mas de todo o mundo.


Orochi Oniwabanshu e Mimawarigumi (Shichi Fukujin)

O Orochi Oniwabanshu é um esquadrão ninja que servia a Kurozumi Orochi, o último shogun de Wano.  Após a aparente morte de Orochi pelas mãos de Kaido, o Orochi Oniwabanshu jurou lealdade a Kaido, efetivamente tornando-se parte dos Piratas das Feras.

Vários dos membros do Orochi Oniwabanshu recebem nomes baseados nos Sete Deuses da Sorte (Shichi Fukujin): Fukurokuju, Daikoku, Bishamon e Jigoku Benten. Ebisu é usado como o nome de uma aldeia Wano Kuni. Já Hotei é o capitão do Mimawarigumi, esquadrão samurai que também servia a Orochi. Ainda existem alguns personagens sem nome no Mimawarigumi, então é provavel que um dos personagens se chamaria Jurōjin e outro possivelmente se chama Kichijōten.



Fujin e Raijin (Fujin e Raijin)

Fujin e Raijin são outros dois personagens que fazem parte do Orochi Oniwabanshu, e como seus nomes sugerem, foram baseados nos deuses xintoístas Fujin e RaijinFujin é o deus  do vento e um dos deuses xintoístas mais antigos, enquanto Raijin é o deus dos raios, trovões e tempestades. Na arte japonesa, Fujin e Raijin são frequentemente retratados juntos.

Assim como o deus Fujin, o personagem Fujin carrega consigo uma bolsa de vento. No caso de Raijin, as bolas de fogo ativas no anel que ele usa se parecem com o anel de tambores taiko que o deus Raijin possui.


Hyogoro (Fudo-Myo)

Hyogoro, conhecido como Hyogoro das Flores, é o ex- chefe da yakuza mais famoso no país de Wano durante o reinado da Família Kozuki. Durante o xogunato de Kurozumi Orochi, ele foi preso nas minas de prisioneiros de Udon até ser libertado por Monkey D. Luffy. Seu visual de 20 anos atrás foi inspirado na deidade budista Acala (Fudo-myo).


Sarahebi (Nure-Onna e Rokurokubi)

Sarahebi é uma dos das Piratas das Feras, e professora na capital das flores, onde ensina as crianças que o Clã Kozuki é malvado e que Orochi é o herói do país de Wano. Ela parece carismática o suficiente para que as crianças aceitem suas palestras. Sarahebi consumiu uma SMILE que lhe deu feições de serpente e poderes que permitem esticar seu pescoço, da mesma forma que o yokai RokurokubiSara-hebi também é outro nome para o yokai Nure-onna.


Komatori (Basan)

Komatori é uma raça gigante de frangos com cristas e papilhas flamejantes, utilizada como montaria em Wano. Kin'emon e Inuarashi foram vistos montando essas aves na execução de Shimotsuki Yasuie. Essas montarias foram baseadas no Basan, uma espécie de frango yokai cuspidor de fogo.


Komashika (Qilin/Kirin)

Um Komashika é uma criatura parecida com um cervo com dentes afiados, chifres largamente curvos, pêlo manchado em suas pernas, além de ter uma crina e sombrancelhas semelhantes à chamas. Basil Hawkins montava um Komashika quando ele confrontou Luffy e Zoro no deserto. Seu visual foi inspirado no Kirin (japonês, Qilin na China), uma criatura quimérica que simboliza bons presságios. 


Komachiyo (Komainu)

Komachiyo é um animal encontrado por Luffy logo em sua chegada ao País de Wano. Na ocasião ele enfrentava o babuíno Hihimaru para proteger Tama. Komachiyo assemelhasse a um enorme cão com um corpo leonino, além de uma cauda e uma crina semelhantes a chamas. Komachiyo foi inspirado em um Komainu, criatura meio leão, meio cão e tida como guardiã dos santuários e templos xintoístas japoneses. Normalmente estátuas de Komainu são colocadas em pares nas entradas dos templos.


Komagitsune (Kitsune)

Um Komagitsune é uma raposa com crina e cauda semelhantes a chamas. O único komagitsune apresentado na obra até então é Onimaru, que foi companheiro do falecido Shimotsuki Ushimaru e mais tarde se tornou um aliado de Kawamatsu. Onimaru é capaz de assumir uma forma humana, na qual ele assume o nome de Gyukimaru. Não se sabe se esta é uma habilidade natural de um komagitsune ou se Onimaru a ganhou por outros meios. 

No folclore japonês, Kitsunes são raposas yokais que, entre outras habilidades, possuem a capacidade de assumir a forma humana.

Ushimitsu Kozo (Nezumi Kozō)

Nezumi Kozō é um ladrão japonês e um herói popular (semelhante a Robin Hood) que viveu durante o período Edo. Nezumi Kozō significa “menino rato”. O personagem Denjiro, sob o pseudônimo de Ushimitsu Kozo desempenhou um papel semelhante em Wano, roubando os ricos e corruptos e distribuindo aos pobres. 



Wanizame (Wani)

Wanizame é um monstro marinho gigante com características de crocodilo e tubarão visto por Luffy enquanto perseguia um tigre e um javali. Jack, um dos Grandes Astros dos Piratas das Feras, usou um Wanizame como montaria quando confrontou Shutenmaru na cidade de Okobore.

A criatura foi baseada em um Wani, monstro marinho da mitologia japonesa similar a um dragão, e com papel na história mitológica da fundação do Japão.



Bunbuku (Tanuki)

Bunbuku era originalmente um bule de propriedade de Tenguyama Hitetsu, mas após  consumir a Inu Inu no Mi, Modelo: Tanuki, ele ganhou vida. O personagem foi baseado na história folclórica japonesa “Bunbuku Chagama”, mas na história era um Tanuki que se transformava em um bule. 


As Espadas Enma e Ame-no-Habakiri (Enma / Ame-no-Habakiri)

Essas duas espadas pertenceram ao antigo shogun de Wano, Kozuki Oden. Hoje, Enma está em posse de Roronoa Zoro, enquanto Ame-no-Habakiri foi deixada como herança o filho de Oden, Kozuki Momonosuke. Enquanto Enma é descrita como sendo capaz de "atravessar o inferno", Ame-no-Habakiri é dita ser capaz de "fatiar o céu".

Ame-no-Habakiri é o nome da lâmina que o deus Susanoo usou para matar Yamata no Orochi, enquanto Enma é o nome do governante do Inferno no budismo.

Ashura Doji (Shuten-dōji)

Ashura Doji era o criminoso mais perigoso da região sem lei de Kuri. Após ser derrotado por Oden, juntou-se a ele para se tornar um dos seus Nove Bainhas Vermelhas. Após a morte de Oden, Ashura Doji voltou a ser um criminoso sob o nome de Shutenmaru e se tornou o líder dos Bandidos do Monte Atama.

Esse personagem foi inspirado em Shuten-dōji, um mítico oni considerado um dos três yokais mais malignos de todo o folclore japonês, e dito habitar o Monte Ōe. Seu nome significa "pequeno bêbado", e seria um descendente da serpente de oito cabeças Yamata no Orochi.


Kozuki Oden (Kintarō)

Kintarō é um herói popular do folclore japonês. Trata-se de uma criança de força sobre-humana e amiga dos animais da montanha, e que na vida adulta ajudou a derrotar Shuten-dōji e pondo fim ao terror que o mesmo impunha na região ao redor do Monte Ōe.

Eichiiro Oda estabeleceu um interessante paralelo entre Kintaro e Kozuki Oden. Oden possuía força sobre-humana desde criança, era amigo de párias e animais (sendo capaz de entender Reis do Mares e animais antigos), e o homem responsável por derrotar Ashura Doji e colocar a região sem lei de Kuri sob seu controle.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. O mais interessante na minha opinião sobre one piece, é a forma que o oda coloca sua opinião política no mangá, mas só pra quem consegue pegar as referências, como o arco de wohole cake, onde a mama é uma referência a Inglaterra e a gula dela, seria como um representação da fome de poder do Reino Unido, e esse é só um exemplo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , parabéns , podemos ver o quão rico é one piece em historia e cultura .

    ResponderExcluir
  3. Vi o último capítulo de one piece é vi que o dragon tem a alcunha de Serpente. Minha teoria é que a possível fruta dele seja inspirado do beithir, Uma serpente que parecia ser como um dragão, mas que tinha aver com trovões é relâmpagos, algo que a comunidade de one piece fala muito é que dragon tem uma fruta ligado as tempestade, além de mesmo sendo parecido com dragão não tem aver com fogo, é sim com relâmpagos.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby