Image Map

30 de abril de 2021

Tsuchigumo

۞ ADM Sleipnir


Tsuchigumo (japonês 土蜘蛛 ou つちぐも, "aranha da terra", também chamada de yatsukahagi ou ōgumo,“aranha gigante") é uma espécie de yokai do folclore japonês, dita assumir a forma de aranhas gigantes e dessa forma serem capazes de devorar animais e até mesmo seres humanos. Além do seu enorme tamanho, estes yokais são ditos possuírem corpos com aparências similares a onis ou, mais comumente, tigres.

Tsuchigumo vivem nas florestas e montanhas, construindo suas moradas em tubos de seda dos quais eles emboscam as presas que passam por perto. Como outras aranhas-yokai, eles usam de ilusões e trapaças para atrair e enganar suas vítimas. Enquanto os Jorō-gumo usam sua sexualidade para seduzir homens jovens, os tsuchigumo possuem uma seleção mais ampla de truques, e, muitas vezes, também ambições maiores.


Lendas

Histórias envolvendo o lendário guerreiro Minamoto no Yorimitsu (também conhecido como Minamoto no Raikō) contêm numerosos encontros com um tsuchigumo. Em uma delas, um tsuchigumo se transformou em um jovem servo para administrar veneno na forma de remédio ao famoso guerreiro. Como suas feridas não estavam cicatrizando e o remédio parecia não estar funcionando, Yorimitsu suspeitou do crime. Ele então cortou o jovem servo com sua espada, e o mesmo fugiu correndo em direção à floresta. O ataque quebrou a poderosa ilusão que o yokai havia colocado em Yorimitsu, e ele descobriu que estava coberto por teias de aranha. Yorimitsu e seus homens seguiram o rastro de sangue até as montanhas, onde descobriram um aracnídeo gigantesco e monstruoso - morto pelo ferimento que Yorimitsu havia causado.

Em uma variação dessa história, Yorimitsu estava acamado com malária, quando um monge alto e estranho apareceu diante dele e tentou capturá-lo com uma corda. Apesar de estar doente, Yorimitsu desembainhou a espada e cortou o monge, que fugiu. No dia seguinte, Yorimitsu e seus quatro homens mais próximos seguiram a trilha de sangue deixada pelo monge até um monte localizado atrás do Santuário Kitano, em Kyoto, onde encontraram uma aranha com cerca de 1,2 metros de largura. Yorimitsu e seus homens a pegaram, perfuraram com um espeto de ferro e a expuseram ao leito de um rio, após o que a doença de Yorimitsu foi curada. 

A Aranha da Terra morto pelos retentores do herói Raiko (impressão em xilogravura a cores) de Utagawa Kuniyoshi

Em outra lenda, um tsuchigumo assumiu a forma de uma bela mulher guerreira e liderou um exército yokai contra o Japão. Yorimitsu e seus homens encontraram o exército yokai no campo de batalha. Com sua experiência em tais assuntos, Yorimitsu atacou primeiro a general do exército inimigo. Ao desferir um golpe e acertar a general, o seu exército inteiro desapareceu - eram todos apenas uma ilusão criada pela yokai. 

A tsuchigumo fugiu do campo de batalha e se refugiou numa caverna nas montanhas próximas. Yorimitsu e seus homens a seguiram, e ao entrar na caverna se depararam com uma aranha gigante. Com um golpe de sua espada, Yorimitsu abriu seu abdômen, e milhares de bebês aranhas do tamanho de bebês humanos saíram de sua barriga. Yorimitsu e seus homens mataram cada uma das aranhas e voltaram para casa vitoriosos.

"Raiko atormentado pela aranha da terra"(impressão em xilogravura a cores) de Utagawa Kuniyoshi

Outro uso para o nome

O nome Tsuchigumo também foi usado para se referir a grupos ou indivíduos no Japão antigo, como bandidos, que usavam táticas de guerrilha. Isso também se aplica a líderes ou clãs indígenas que resistiram à corte de Yamato à medida que ela se espalhava e consolidava seu controle sobre o Japão. Muitos desses grupos viviam em montes de terra ocos e podem ter usado cavernas como esconderijos. Há muita ambiguidade nas fontes e não está claro se o termo foi usado pela primeira vez para se referir à pessoas ou aos yokai.

Arte de Sa-chan1603

fonte:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Tem um lenda que Kintaro mata uma dessas aranhas com uma árvore gigante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Realmente há essa lenda. Irei fazer um pequeno link lá no post sobre o Kintaro para esse post.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby