Image Map

14 de abril de 2021

Isogashi

۞ ADM Sleipnir

Isogashi (japonês いそがし, "ocupado") é um yokai do folclore japonês, e pertence à classe dos tsukimonos (yokais que possuem seres humanos). Ele é descrito como um monstro de pele azul, com orelhas caídas, um nariz grande e uma língua enorme saindo de sua boca. Vivendo em áreas habitadas por seres humanos, um Isogashi vive de possuí-los e se alimentar de suas inquietações.

Humanos possuídos por um Isogashi tornam-se extremamente inquietos e incapazes de relaxar. Eles se movem constantemente de um lado para o outro, fazendo todo o tipo de coisas. No entanto, essa não é uma sensação desagradável. Pelo contrário, as pessoas possuídas por um Isogashi têm uma sensação de segurança ao fazer as coisas. Ficar sentado sem fazer nada faz com que se sintam como se estivessem fazendo algo errado. Quando não está possuindo um humano, um Isogashi corre freneticamente, como se tivesse um milhão de coisas para fazer.


Origem

A primeira ilustração do Isogashi apareceu pela primeira vez no séc XIV, durante o período Muromachi, no Hyakki Yagyō Emaki ("O Pergaminho Ilustrado da Noite dos Cem Demônios"), no qual apareceu sem nenhum nome associado a ele. Essa ilustração acabaria gerando dois yokais diferentes posteriormente.

Durante o período Edo, o monstro foi ilustrado em um um novo pergaminho hyakki yagyō, desta vez com o nome Isogashi escrito ao lado da ilustração. Nenhuma outra descrição foi fornecida além do nome. Na mesma época, Toriyama Sekien tentou dar ao yokai sem nome da ilustração original um nome e uma identidade. Ele o incluiu em sua coleção Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro ("A Bolsa Ilustrada dos Cem Demônios Aleatórios" ou " Uma Horda de Utensílios Assombrados"), apelidando-o de Tenjōname.

Tenjoname, ilustração de Toriyama Sekien no Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro 

Posteriormente, este yokai apareceu em vários outros pergaminhos de imagens, com o nome Isogashi aparecendo ao lado dele. Apesar de serem baseados na mesma ilustração, Tenjōname e Isogashi acabaram se tornando yokais diferentes. Além das ilustrações, nada além de um nome foi dado ao Isogashi até o período Shōwa. Ele também não apareceu no folclore ou em lendas. O historiador e mangaká japonês Mizuki Shigeru foi o primeiro a dar uma descrição a este yokai como sendo um espírito que possui humanos.

fonte: 



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby