۞ ADM Sleipnir
Arte de ZanderBarcelo |
Tambanokano é um caranguejo de tamanho colossal, pertencente à mitologia/folclore do povo mandaya nas Filipinas. De acordo com as lendas, ele é o segundo filho do Sol e da Lua, e sua morada é um enorme buraco localizado no fundo do oceano. As marés altas são atribuídas ao Tambanokano entrando em seu ninho, enquanto as marés baixas ocorrem quando ele deixa o mesmo, fazendo um grande volume de água preencher o local. Os movimentos do Tambanokano no oceano provocam as grandes ondas que atingem as costas filipinas. Além disso, relâmpagos surgem cada vez que ele abre e fecha os olhos.
Seu irmão, o primeiro filho do Sol e da Lua, foi uma grande estrela. Uma vez, o Sol ficou tão enfurecido com ele, e o cortou em pequenos pedaços e os espalhou por todo o céu, formando assim as estrelas. Assim como o pai, ocasionalmente Tambanokano se enfurece com sua mãe, a Lua, e nesses rompantes de fúria ele emerge do oceano e tenta devorá-la, ocasionando os eclipses. Por isso, sempre que um eclipse ocorre, o povo mandaya grita e bate em gongos e panelas para assustá-lo e fazê-lo retornar ao oceano, salvando a lua de ser engolida.
- https://pantheon.org
- https://www.aswangproject.com
- Philippine Folklore Stories, de Mabel Cook Cole.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.