۞ ADM Sleipnir
Os chamados dodecaedros romanos são pequenos objetos ocos de bronze ou pedra, medindo entre 4 e 12 cm de diâmetro e dotados de 12 faces planas e pentagonais, com orifícios de diâmetros variados em cada uma dessas faces e pequenas protuberâncias em cada uma de suas vértices. Cerca de 100 desses objetos, datados dos séculos III ou II a.C.. foram encontrados em regiões que estiveram sob a influência do império Romano, desde o País de Gales até o Mediterrâneo, com a maioria sendo descoberta na Alemanha e na França.
A função e utilidade desses objetos permanece um mistério até os dias de hoje. Embora os romanos geralmente fossem meticulosos em manter registros escritos de tudo o que faziam, ninguém jamais encontrou um registro que citasse ou descrevesse para que esses objetos eram usados.
Diversos estudiosos modernos especularam ou tentaram deduzir para o que esses dodecaedros serviam. As teorias são muitas: castiçais; dados; armas de guerra; brinquedos; instrumentos de análise; mecanismos para determinar a época das colheitas; mecanismos utilizados para calibrar sistemas de canalização ou na confecção de cordas para navegação e ainda objetos para apoio de estandartes do exército. Uma teoria afirma ainda que eles podem ser uma espécie de artefato religioso ou astronômico, uma vez que muitos deles foram encontrados em templos.
Independente do propósito para o qual serviam, os dodecaedros eram objetos bastante comuns em todo o Império Romano. Até que seja encontrado algum registro escrito ou se descubra um desses dodecaedros dentro de um contexto no qual possa ser determinada a sua utilidade, eles permanecerão um mistério.
fontes:
- https://pt.wikipedia.org
- https://listverse.com/2014/11/08/10-authentic-historical-artifacts-no-one-can-explain
- http://ancients-bg.com/the-roman-dodecahedrons
Legal! Artefatos misteriosos bem complexos!
ResponderExcluir