Image Map

26 de abril de 2021

Dodecaedros Romanos

۞ ADM Sleipnir

Os chamados dodecaedros romanos são pequenos objetos ocos de bronze ou pedra, medindo entre 4 e 12 cm de diâmetro e dotados de 12 faces planas e pentagonais, com orifícios de diâmetros variados em cada uma dessas faces e pequenas protuberâncias em cada uma de suas vértices. Cerca de 100 desses objetos, datados dos séculos III ou II a.C.. foram encontrados em regiões que estiveram sob a influência do império Romano, desde o País de Gales até o Mediterrâneo, com a maioria sendo descoberta na Alemanha e na França. 

A função e utilidade desses objetos permanece um mistério até os dias de hoje. Embora os romanos geralmente fossem meticulosos em manter registros escritos de tudo o que faziam, ninguém jamais encontrou um registro que citasse ou descrevesse para que esses objetos eram usados.

Diversos estudiosos modernos especularam ou tentaram deduzir para o que esses dodecaedros serviam. As teorias são muitas: castiçais; dados; armas de guerra; brinquedos; instrumentos de análise; mecanismos para determinar a época das colheitas; mecanismos utilizados para calibrar sistemas de canalização ou na confecção de cordas para navegação e ainda objetos para apoio de estandartes do exército. Uma teoria afirma ainda que eles podem ser uma espécie de artefato religioso ou astronômico, uma vez que muitos deles foram encontrados em templos.

Independente do propósito para o qual serviam, os dodecaedros eram objetos bastante comuns em todo o Império Romano. Até que seja encontrado algum registro escrito ou se descubra um desses dodecaedros dentro de um contexto no qual possa ser determinada a sua utilidade, eles permanecerão um mistério.

fontes:

  • https://pt.wikipedia.org
  • https://listverse.com/2014/11/08/10-authentic-historical-artifacts-no-one-can-explain
  • http://ancients-bg.com/the-roman-dodecahedrons

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby