Image Map

23 de abril de 2021

La Sayona

 ۞ ADM Sleipnir

La Sayona é um espírito vingativo presente no folclore venezuelano, dito atacar homens que cometem ou pensam em cometer adultério. Ela é considerada uma versão ou contraparte mais violenta de outro espírito famoso no folclore latino, a Chorona (La Llorona).

Lenda

Sua lenda possui inúmeras variações, mas a mais famosa delas conta que La Sayona foi uma jovem mulher (chamada Casilda em algumas versões) casada e com um filho. Havia também um homem que estava apaixonado por ela, e procurando uma forma de acabar com seu casamento, fez chegar até ela a falsa notícia de que seu marido estava tendo um caso com sua própria mãe. Em um ataque de fúria, a mulher incendiou sua casa enquanto seu marido e seu filho dormiam, e enquanto eles morriam queimados, ela foi atrás de sua mãe e a matou usando um facão.

Arte de Traci Shepard

Antes de morrer, sua mãe, que era inocente assim como seu marido, a amaldiçoou condenando-a a vagar sem paz ou descanso, perseguindo homens infiéis para conquistá-los e depois matá-los. Desde então, a mulher tornou-se uma alma penada, obrigada a vagar por aí caçando homens adúlteros.

Aparência e Comportamento

La Sayona é geralmente descrita como uma mulher bela e sedutora, com longos cabelos pretos e trajando um vestido longo (chamado sayo, que por sinal é a origem de seu nome). Ela costuma aparecer para aqueles marcados como alvos na beira de estradas ou florestas, e os convence a acompanhá-la até um local mais afastado. 

Uma vez que estejam sozinhos, ela revela sua verdadeira aparência - um cadáver podre e esquelético - e ataca sua vítima, decepando sua genitália, aflinjindo-a com erupções cutâneas e furúnculos, ou em alguns casos sumindo com elas para sempre. 

Arte de Uran

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby