Image Map

30 de julho de 2021

Chinawezi

۞ ADM Sleipnir

Arte de Andantonius

Chinawezi (também Chinaweji ou Tianza Ngombeé uma divindade criadora pertencente à mitologia dos Lubas, povo indígena da República Democrática do Congo. Descrita como uma serpente cósmica, Chinawezi era a mãe de todas as coisas. Segundo o mito, no início de tudo ela criou e dividiu o mundo com o seu marido e consorte, Nkuba (o relâmpago, também chamado Nzashi). Nkuba escolheu o céu como o seu domínio, e de lá produzia a chuva usando sua urina. Chinawezi por sua governava a Terra e as águas, e sempre que ouvia o som dos trovões, fazia com que os rios se enchessem. 

Chinaweshi deu à luz um filho, Konde, e uma filha, Naweshi. A relação incestuosa entre esses dois gerou três filhos, dos quais descendem todos os Lubas.

fontes:

  • African Mythology A to Z, 2º Edição, de Patricia Ann Lynch
  • Astrology, Science and Culture: Pulling down the Moon de Roy Willis e Patrick Curry
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby