۞ ADM Sleipnir
Arte de Raluca Iosifescu |
Muma Pădurii (literalmente "Mãe da Floresta" em romeno, também conhecida como Pădureanca ou Muma Huciului) é uma espécie de bruxa ou criatura das florestas presente no folclore romeno, dita habitar em uma cabana escura e tenebrosa oculta no coração de florestas virgens. Sua aparência é geralmente descrita como a de uma mulher muito velha e feia, porém ela possui a capacidade de mudar de forma, assumindo imagens mais agradáveis conforme a ocasião.
Muma Pădurii é capaz de produzir poderosas poções capazes de ajudar animais feridos e também restaurar uma floresta inteira que esteja morrendo. Além disso, ela mantém invasores indesejados afastados, assustando-os, deixando-os loucos ou até mesmo matando-os.
Segundo algumas histórias, ela seria uma entidade neutra que apenas age contra aqueles que ameaçam as florestas de alguma forma. Porém, outras afirmam que ela gosta de sequestrar e escravizar crianças. Uma tradição popular diz que Muma Pădurii pode roubar crianças de seus berços ou fazê-las adoecer. Para protegê-las, as mães costumam colocar uma vassoura e uma tesoura ao lado do berço do bebê, os quais atuam como um amuleto que mantêm a Muma Pădurii afastada.Em uma história popular e idêntica à do conto de fadas João e Maia, Muma Pădurii tenta ferver uma menina viva em uma sopa. No entanto, o irmão da menina é mais esperto que Muma Pădurii e empurra a mulher-monstro no forno.
Em muitos aspectos, Muma Pădurii se assemelha à Baba Yaga do folclore russo/eslavo, podendo se tratar apenas uma variação romena da mesma.
muito legal, essas bruxas do leste europeu são todas sinistras
ResponderExcluireu adorei essa lenda, muito legal
ResponderExcluir