Image Map

28 de julho de 2021

Urmahlullu

 ۞ ADM Sleipnir


Urmahlullu ("homem leão indomado") é uma antiga criatura mítica da Mesopotâmia, descrita como um leão-centauro, às vezes segurando um porrete e usando um chapéu divino característico de divindades sumério-mesopotâmicas. 

Assim como o Lamassu, o Urmahlullu era considerado um espírito guardião, tendo sua imagem utilizada como um amuleto de proteção contra demônios, em particular contra Mukīl rēš lemutti, um demônio leonino alado considerado um prenúncio de infortúnios e associado a dores de cabeça e fortes oscilações de humor; e contra Šulak, uma espécie de demônio babilônico dito atacar pessoas enquanto usam lavatórios. Estátuas de Urmahlullu às vezes eram instaladas do lado de fora dos lavatórios públicos, como os do Palácio Norte de Nínive, ou enterradas em ambos os lados da porta de lavatórios em casas de famílias ricas o suficiente para terem lavatórios em suas instalações.

Arte de Kayla Stith

fontes:
  • Encyclopedia of Beasts and Monsters in Myth, Legend and Folklore, de Theresa Bane
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Urmahlullu

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby