Image Map

25 de março de 2024

Mawu-Lisa

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Joyce Maureira

Mawu-Lisa é uma divindade criadora pertencente à mitologia dos povos Fon, no Benin. A divindade é na verdade uma combinação de dois deuses, Mawu e Lisa, que eventualmente se fundiram formando um único ser com duas faces. Juntos, tiveram sete filhos, que se tornaram os vodun (deuses) mais importantes do panteão Fon.

A natureza dual do deus representa o equilíbrio entre os elementos opostos do universo. Mawu é o aspecto feminino da divindade, associado à maternidade, gentileza, perdão e fertilidade. Ela representa a terra, o oeste, a lua, a noite e o sol nascente. Já Lisa, o aspecto masculino, está associado à força, poder e virilidade. Ele representa o céu, o leste, o sol, o dia e o pôr do sol.

Arte de Raquel dos Reis


Mawu-Lisa é mais conhecida por assumir a criação do mundo, após sua mãe, a divindade suprema, Nanã-Buruku, se retirar. Mawu-Lisa criou os outros deuses, a terra e toda a vida. Ela também foi responsável por impor ordem ao universo e atribuir um reino diferente a cada vodun.

A Criação do Mundo

O mito da criação Fon afirma que uma grande serpente cósmica chamada Aido-Hwedo carregava Mawu-Lisa em sua boca enquanto ela moldava a terra. Os movimentos da serpente criaram as curvas da paisagem, como as colinas e vales. Onde quer que a serpente e a divindade descansassem, Aido-Hwedo deixava montes de excremento que foram usados por Mawu-Lisa para formar as montanhas.

Uma vez que Mawu-Lisa terminou de criar o mundo, ela ordenou que Aido-Hwedo se enrolasse em um círculo sob a terra para sustentá-la. Sempre que a serpente se movia, a terra tremia; quando ela girava ao redor da terra, fazia os corpos celestes se moverem. Por isso, a serpente é considerada a fonte de terremotos e outros fenômenos naturais.

Gerando deuses e criando os humanos

No primeiro dia após criar o mundo, Mawu-Lisa deu à luz sete filhos, que se tornariam os principais deuses do panteão Fon. No mesmo dia, Mawu-Lisa também criou os seres humanos com argila. No segundo dia, a divindade tornou a terra habitável para a vida humana. No terceiro dia, ela deu aos humanos a capacidade de ver e falar, enquanto no último dia, os humanos receberam as habilidades e conhecimentos de que precisariam para sobreviver.

Dividindo os domínios entre seus filhos

Mawu-Lisa então começou a dividir os reinos do mundo entre seus filhos. O filho mais velho, Sakpata, recebeu o domínio sobre a terra. Sogbo, o segundo filho, tornou-se o deus do trovão e do relâmpago. Agbe recebeu o domínio sobre os mares e toda a vida marinha. Age tornou-se o deus da caça, enquanto Gu foi nomeado o deus do ferro. Djo tornou-se o deus do ar. Mas quando Mawu-Lisa chegou ao seu sétimo e último filho, Legba, não havia mais reinos para dar. Por causa disso, Legba tornou-se o mensageiro de Mawu-Lisa - o único deus que pode viajar livremente entre todos os reinos.

Arte de Harry M Willians

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby