Image Map

8 de março de 2024

Nerthus

۞ ADM Sleipnir


Nerthus (proto-germânico Nerþus) é uma obscura deusa pré-cristã, associada a paz e prosperidade. Ela foi venerada por algumas das tribos germânicas continentais descritas pelo historiador romano Tácito em sua obra Germânia (escrita por volta de 100 E.C.). Tácito nos fornece a seguinte descrição acerca de sua veneração:

[Os Reudigni, Aviones, Anglii, Varini, Eudoses, Saurines e Nuitones] compartilham um culto comum a Nerthus, ou Mãe Terra. Acreditam que ela participa nos assuntos humanos, cavalgando em uma carruagem entre seu povo. Em uma ilha do mar ergue-se um bosque inviolável, no qual, velada por um pano, está uma carruagem que apenas o sacerdote pode tocar. O sacerdote sente a presença da deusa neste lugar sagrado e a venera com a mais profunda reverência enquanto sua carruagem é puxada por vacas. Seguem-se dias de alegria e festividades em cada lugar que ela se digna a visitar e permanecer. Ninguém vai para a guerra, ninguém empunha armas; todos os objetos de ferro são guardados. Somente então, a paz e a tranquilidade são conhecidas e bem-vindas, até que a deusa, quando já satisfeita da convivência com os homens, seja devolvida ao seu recinto sagrado pelo sacerdote. Depois disso, a carruagem, as vestimentas e (acredite se quiser) a própria deusa, são purificadas em um lago isolado. Este serviço é realizado por escravos que são imediatamente afogados no lago. Assim, o mistério gera terror e uma piedosa relutância em perguntar o que pode ser aquela visão que só é vista por homens condenados a morrer.

O relato de Tácito foi corroborado pela arqueologia, pois uma série de descobertas demonstraram que práticas como as que ele descreveu realmente ocorreram durante o período em questão e, de fato, ainda mais longe na história dos povos germânicos. Como resumiu o filólogo Rudolf Simek, "restos de carruagens de culto e modelos dos mesmos são conhecidos a partir de achados da Idade do Ferro e gravuras em pedra confirmam a tradição de procissões de culto já na Idade do Bronze no sul da Escandinávia." 

Arte de Pollyana Jones

Essas características - a carruagem que percorre ritualmente de vila em vila e o abandono de armas durante esse tempo - são características fortemente associadas aos Vanir, divindades que presidiam "paz e abundância", durante a Era Viking. Nerthus pode ser confortavelmente agrupada com os Vanir, ou pelo menos considerada algo como uma deusa "proto-vanir".

O nome de Nerthus também sugere uma conexão com os Vanir. O nome nórdico antigo do deus Njord é exatamente como o nome proto-germânico Nerthus seria se fosse traduzido em nórdico antigo. Duas teorias principais foram propostas para explicar isso. Na primeira, Nerthus e Njord formam um par divino, muito parecido com as outras duas divindades Vanir cujos nomes são quase idênticos um ao outro, Freyr e FreyaOs proponentes desta teoria também apontam evidências da gramática e do uso plural frequente do nome "Njord" (efetivamente "os Njords") na poesia nórdica antiga. A segunda teoria argumenta que Nerthus/Njord era uma divindade hermafrodita. 

Dada a identificação feita por Tácito de Nerthus com a Mãe Terra, também é comum identificar Nerthus com Jord ("Terra" em nórdico antigo), a obscura mãe de Thor.

Arte de Milbeth Morillo

fonte:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby