Image Map

27 de março de 2024

Blodeuwedd

۞ ADM Sleipnir

Arte de ironycat

Blodeuwedd (ou Blodeuedd, "rosto de flor"), é na mitologia celta/galesa a esposa do herói Lleu Llaw Gyffes, protagonista no quarto ramo do Mabinogion. Ela foi especialmente criada pelos magos Math fab Mathonwy e Gwydion com o intuito de burlar a última das maldições lançadas sobre Lleu Llaw Gyffes por sua mãe Arianrhod. Essa maldição era a de que ele jamais poderia se casar com nenhuma mulher "nascida na terra dos homens". 

Gwydion, que era irmão de Arianrhod, já havia ajudado Lleu Llaw Gyffes a se livrar de duas maldições, mas esta última em especial seria difícil para ele sozinho conseguir reverter, então buscou a ajuda de seu amigo, o rei e também poderoso mago Math fab Mathonwy. Juntos, Gwydion e Math reuniram e misturaram flores de carvalho, de giesta e de rainha-dos-prados, e após proferirem poderosos encantamentos, deram origem à Blodeuwedd. Assim que a viu, Llew Llaw Gyffes se apaixonou, e a tomou como esposa.

A Traição de Blodeuwedd

Blodeuwedd era muito bela, porém não correspondia aos sentimentos de Lleu, tanto que, um dia enquanto Lleu havia partido para visitar seu pai de criação, Gwydion, ela acabou traindo-o com um guerreiro/caçador chamado Gronw Pebr.

Blodeuwedd havia resolvido alcançar Lleu alguns dias após ele ter partido. Gronw  era o Senhor de Penllyn, e proprietário de um castelo onde Blodeuwedd decidiu passar à noite, para na manhã seguinte seguir sua viagem. Na hora do jantar, os dois tiveram uma longa conversa, e Blodeuwedd sentiu uma forte atração por Gronw. Gronw também ficou enfeitiçado com sua beleza e, assim, os dois acabaram passando a noite juntos. 

"Blodeuwedd’s Invitation to Gronw Pebr",  pintura de E. Wallcousins.
 

Blodeuwedd deveria partir no outro dia atrás de Lleu, mas Gronw não permitiu. Ela ficou mais um dia, mais um dia, mais outro, até que finalmente os amantes começaram a buscar uma maneira de permanecerem juntos para sempre. Blodeuwedd, entretanto, avisa a Gronw que seu marido é muito forte e possui poderes sobrenaturais que impedem qualquer um de matá-lo da maneira convencional. Gronw então a envia de volta para casa, com o intuito de descobrir uma maneira de matar seu marido. 

Tão logo chegou, Blodeuwedd manifestou para Lleu um falso temor por sua segurança e Lleu tranquilizou-a, revelando-lhe a única forma pela qual ele poderia ser morto. Ele só poderia ser morto se estivesse na beira de um rio, com um dos pés sobre uma banheira e outro sobre uma cabra, e nesse momento fosse ferido por uma lança cuja ponta foi batida durante um ano inteiro e no horário em que todos estão na missa.

Blodeuwedd leva esta informação para Gronw, que começou imediatamente a trabalhar na lança. Um ano depois, Blodeuwedd voltou a conversar com Lleu sobre a maneira como poderia ser morto, mas desta vez ela diz que não consegue imaginar nenhum homem ficar parado com um pé na borda de uma caldeirão e outro em uma cabra, sem perder o equilíbrio. Rindo da curiosidade de sua esposa, Lleu se dispôs a mostrá-la. Colocou o pé direito sobre o caldeirão e o outro sobre a cabra, e foi neste exato momento que ele acabou sendo golpeado pela lança preparada e atirada por Gronw. Ferido, Lleu transformou-se em uma águia que voou para longe, enquanto gritava de dor.

Arte de Alan Lee

Blodeuwedd e Gronw retornaram ao castelo, absolutamente certos que seriam felizes para sempre. Mas Gwydyon, muito triste e aborrecido com o que havia sucedido, partiu em busca de Lleu, encontrando-o empoleirado sobre uma árvore de carvalho. Após transformá-lo de volta em um humano, Gwydion levou Lleu até Math, e juntos trabalharam para recuperá-lo.

Após recobrar a saúde, Lleu exigiu ter sua vingança contra os dois traidores, e Gwydyon prontamente concordou em ajudá-lo. Reunindo um exército, Lleu foi até Gronw, que implorou por seu perdão, oferecendo-lhe qualquer coisa que ele quisesse em troca de poupar sua vida. Lleu recusa sua oferta, alegando que tudo que ele tinha agora já lhe pertencia, inclusive sua mulher. Para ficarem quites, Lleu exigiu que Gronw recebesse um golpe de sua lança, assim como o mesmo havia feito com ele. Gronw concorda em receber o golpe, com a condição de colocar uma grande pedra entre ele e Lleu. Lleu permite que Gronw faça isso e então atira a lança com tanta força que ela perfura a pedra, matando seu rival. Uma pedra furada localizada na região de Ardudwy, noroeste de Gales, é conhecida como Llech Ronw (Pedra de Gronw).

Blodeuwedd, que assistiu ao duelo,  tentou fugir mas foi alcançada por Gwydyon, seu criador. Usando sua magia, ele a transformou em uma coruja,  a criatura odiada por todos os outros pássaros, proclamando:

-Você não ousará mostrar seu rosto nunca mais à luz do dia, e isso será por causa da inimizade entre você e todos os outros pássaros. Será da natureza deles assediá-lo e desprezá-lo onde quer que o encontrem. 

fontes: 
  • As Mais Originais Histórias da Mitologia Galesa, de Carmen Seganfredo;
  • Contos e Lendas da Mitologia Celta, de Christian Leourier;
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby