19 de junho de 2024

Sanme Yazura

۞ ADM Sleipnir

Arte de 合間太郎

Sanme Yazura (japonês 三目八面, também chamado de Mitsume Hachimen ou Mitsume Yazura) é um antigo e pouco conhecido yokai do folclore japonês, cuja lenda tem suas origens na vila de Tosayama (土佐山村) na antiga província de Tosa (atualmente Prefeitura de Kochi). Sua aparência exata é desconhecida. Ele é geralmente descrito como uma enorme criatura com oito cabeças, porém com apenas três olhos. Kenji Murakami, um pesquisador de yokai, especula que o Sanme Yazura tinha um corpo longo semelhante a uma serpente, e ele também aponta para uma possível relação com outro yokai de oito cabeças da região de Kochi, conhecido como Yatsurao (八面頬).

De acordo com a lenda, Sanme Yazura vivia em uma montanha chamada Saruyama (申山), de onde costumava sair para atacar vilarejos vizinhos e devorar pessoas. 

Arte do livro The Great Yokai Encyclopedia (1987)

Os relatos de seus ataques brutais eventualmente chegaram aos ouvidos de um senhor feudal local chamado Mizuno Wakasanokami, e seu irmão, Shimedayu, que decidiu lidar com a situação pessoalmente. Shimedayu se dirigiu à montanha e lá erigiu um ofuda (um talismã de exorcismo feito de papel) que fez com que o yokai ficasse preso no local. Depois, Shimedayu ateou fogo nos arredores montanha, fazendo com que Sanme Yazura ficasse cercado pelas chamas. Impedido de fugir pelo talismã e pelas chamas, Sanme Yazura se debateu violentamente durante dias até finalmente morrer queimado. Algumas semanas depois, os aldeões foram até a montanha e encontraram um cadáver gigante, que se parecia com o de uma serpente gigante. Surpreendentemente, o ofuda erigido por Shimedayu foi a única coisa a permanecer intacta.

Cultura popular

Sob o nome de Mitsume Yazura, este yokai é um dos inimigos presentes no game Nioh 2.

Mitsume Yazura (Nioh 2)

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby