23 de julho de 2025

A Lenda das 700 Luas

۞ ADM Sleipnir

Arte de  Birgitte Tümmler


A Lenda das 700 Luas é uma narrativa tradicional do povo Terena, grupo indígena que habitava a região da Serra da Bodoquena, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. A lenda retrata valores como amor, liberdade e tradição, elementos centrais da cultura Terena, e está associada à Gruta do Lago Azul, importante sítio natural da região.

Contexto cultural

Os Terena são um povo que acreditava na singularidade do ser humano, criado por um deus sábio que dotou os homens de livre-arbítrio, energia vital e sentimentos profundos. Entre seus princípios, o amor era considerado o mais elevado, capaz de justar tanto a vida quanto a morte. Um de seus costumes era o Pacto das 700 Luas, um período de noivado em que um casal se conhecia por aproximadamente 700 luas antes de decidir pelo casamento. A decisão era livre e soberana, respeitada por toda a tribo. Se optassem pela união, realizavam um ritual sagrado na Gruta do Lago Azul, selando um vínculo indissolúvel, que nem mesmo a morte poderia romper.


A história de Cacai

Cacai era uma jovem Terena, considerada a mais bela de sua tribo, que vivia próximo à Gruta do Lago Azul. Seus encantos atraíam muitos pretendentes, incluindo o jovem cacique da tribo, que a escolheu como companheira. Seguindo a tradição, eles iniciaram o Pacto das 700 Luas. No entanto, o "deus do destino" interveio quando um guerreiro estrangeiro de pele clara e cabelos castanhos com mechas brancas foi capturado pela tribo. 

Cacai cuidou de seus ferimentos, ensinou-lhe sua língua e, com o tempo, apaixonou-se por ele, descobrindo que ele era o verdadeiro amor de sua vida. Ao final das 700 luas, Cacai recusou o casamento com o cacique. Furioso, ele violou a tradição e forçou a realização do ritual, pronunciando as palavras mágicas que selavam o pacto. Sabendo que quebrar o juramento significava ter o coração trespassado por uma flecha, Cacai e seu amado fugiram em uma canoa pelo Rio Formoso.

O cacique e seus guerreiros os perseguiram, cumprindo a maldição. O sangue do casal derramou-se no rio, tornando suas águas cristalinas e puras, assim como o coração de Cacai. Acredita-se que, em certos dias de paz e beleza natural, quando o vento sussurra e as águas do Lago Azul brilham mais intensamente, é possível ouvir os sussurros de amor de Cacai e seu amado. A lenda permanece como um símbolo do amor eterno e da liberdade de escolha, valores fundamentais do povo Terena.


fonte:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby