1 de julho de 2025

Mangmangkit

۞ ADM Sleipnir

Arte de Brett Ellefson

Os Mangmangkit (também Mangmangkik, conhecidos como Tumungaw pelo povo Kankanaeysão espíritos guardiões das árvores pertencentes ao folclore filipino, em particular ao folclore da região de Ilocos. Ditos habitarem árvores grandes como as baletes, os Mangmangkit atacam e punem aqueles que tentarem cortá-las e derrubá-las sem sua permissão, fazendo-os sofrerem de doenças terríveis. Os Mangmangkit são geralmente descritos como espíritos invisíveis, mas podem aparecer em formas animais, como por exemplo uma cobra branca, ou mesmo uma forma humana.

O escritor e jornalista Isabelo de los Reyes (1864-1938) afirma em sua obra, El Folk-lore Filipino, que os Mangmangkik são seres humanos que morreram atingidos por um raio, atacados por um crocodilo ou por uma grande faca e foram enterrados ao pé de alguma árvore. Se alguém deseja cortar uma árvore onde acredita-se que um Mangmangkit resida, ele deve procurar os serviços de um albularyo (uma espécie de feiticeiro/curandeiro) habilidoso que realizará um ritual envolvendo a oferenda de um galo branco e vinho. Somente após a realização desse ritual é que poderá ser feito o corte seguro da árvore.

Arte de Soco-oh

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby