15 de julho de 2025

Abezethibou

۞ ADM Sleipnir

Abezethibou é um anjo caído/demônio mencionado no  texto apócrifo Testamento de Salomão, descrito como uma entidade de uma asa que habita o Mar Vermelho. Na tradição apócrifa, ele é apresentado como um adversário de Moisés, desempenhando um papel ativo na narrativa do Êxodo bíblico.

De acordo com o texto, Abezethibou originalmente residia no primeiro céu, denominado Amelouth. Ele esteve presente quando Moisés compareceu perante o faraó do Egito e foi convocado pelos magos egípcios em suas tentativas de contradizer os prodígios realizados por Moisés. Abezethibou atribui a si mesmo a responsabilidade por influenciar o faraó contra seu próprio povo e por instigar os egípcios a perseguirem os israelitas durante sua saída do Egito.

O relato prossegue descrevendo que, quando as águas do Mar Vermelho retornaram ao seu leito natural afogando os perseguidores egípcios, Abezethibou ficou aprisionado em um pilar de ar. Posteriormente, o demônio Ephippas o libertou desta condição e o conduziu à presença do rei Salomão. Conhecido por sua habilidade em controlar entidades demoníacas, Salomão teria então subjugado tanto Abezethibou quanto Ephippas, obrigando-os a sustentar permanentemente o mencionado pilar - interpretado por alguns estudiosos como uma referência simbólica à Via Láctea.

fontes:

  • BANE, T. Encyclopedia of Demons in World Religions and Cultures. [s.l.] McFarland, 2014.
  • ‌GUILEY, R. The Encyclopedia of Demons and Demonology. [s.l.] Infobase Publishing, 2009.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby