۞ ADM Sleipnir
![]() |
| Arte de Jose Muñoz |
Caturix (gaulês, “rei da batalha”) foi um deus da guerra venerado pelos Helvécios, povo celta da região correspondente à atual Suíça. Posteriormente, foi incorporado ao panteão romano como Mars Caturix, uma forma local de Marte. Não há mitos conhecidos associados a essa divindade, mas seu culto foi significativo na Helvécia romana, com templos identificados em Avêntico (atual Avenches) e Nonfoux, além de inscrições votivas em locais como Yverdon. Ao todo, seis inscrições dedicadas a Caturix foram registradas, a maioria na Suíça, com um exemplar isolado em Böckingen, Alemanha, sugerindo que seu culto se difundiu por meio de soldados ou mercadores.
O nome Caturix deriva da raiz gaulesa catu- (“batalha”) e -rix (“rei”), e variações ligadas a ele incluem Caisivus e possivelmente Cicollus. Alguns estudiosos sugerem que Caturix teria sido originalmente um epíteto de Toutatis, outra divindade guerreira celta. A tribo dos Caturiges (“reis da batalha”), que habitava a região alpina da atual França, provavelmente derivava seu nome desse deus. Sua capital, Eburodunum (atual Embrun), compartilha o nome com Eburodunum (Yverdon), indicando possíveis laços culturais ou migratórios entre os Caturiges e os Helvécios.

Caturix

.jpg)

Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.