۞ ADM Sleipnir

Uridimmu (cuneiforme: 𒌨𒅂 UR.IDIM, "cachorro louco" ou "cão horrível", às vezes soletrado Urdimmu) é uma criatura pertencente à mitologia suméria, listado no épico Enuma Elish como um dos onze monstros gerados pela deusa primordial Tiamat para confrontar os deuses e vingar a morte de seu consorte Apsu. Posteriomente, Uridimmu e os demais monstros, além de Tiamat, acabam sendo derrotados pelo deus Marduk. Após sua derrota, a imagem de Uridimmu passou a ser usada como elemento apotropaico, esculpido em portas e enterrado nos alicerces de construções com o objetivo de afastar o mal.
A aparência de Uridimmu é descrita como oposta à de Ugallu, outro dos monstruosos filhos de Tiamat. Enquanto Ugallu possuía corpo humano e cabeça de leão, Uridimmu era representado com corpo de cão ou leão e uma cabeça humana. Em representações iconográficas, ele é mostrado em posição ereta, usando uma tiara com chifres e segurando um bastão encimado por um uskaru, ou crescente lunar.
Em artefatos mesopotâmicos posteriores, Uridimmu aparece frequentemente ao lado de Kusarikku ("Homem-Touro"), uma figura antropomórfica semelhante, ambos atuando como assistentes do deus solar Utu (ou Shamash). Uma escultura representando Uridimmu como figura guardiã foi encontrada em um portal do palácio norte do rei Assurbanípal, em Nínive.
Durante o período neobabilônico, Uridimmu foi particularmente venerado no templo Eanna, em Uruk, onde assumiu funções rituais e cultuais. Documentos indicam que sua adoração perdurou até o 29º ano do reinado de Dario I.
Na astronomia mesopotâmica, Uridimmu foi associado à constelação conhecida pelos gregos como Lobo (Lupus), sendo identificado pelos logogramas MUL-UR.IDIM ou dUR.IDIM.

- WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Uridimmu. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Uridimmu>;
Uridimmu


Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.