21 de outubro de 2025

Pairío

۞ ADM Sleipnir

Pairío é uma criatura mitológica associada ao recife de Kúbání-kikáva, localizado em Papua-Nova Guiné. Segundo a tradição local, Pairío é um enorme peixe-gato que protege o recife, atacando qualquer pessoa que ouse se aproximar. Sua principal arma é o dorso repleto de espinhos afiados, capazes de dilacerar uma canoa ao meio. Quando um de seus espinhos emerge da água, é sinal para que os navegadores mudem de rota imediatamente. Há relatos de Pairío perseguindo canoas, com um de seus espinhos apontado diretamente para a embarcação, obrigando os tripulantes a remar desesperadamente pela sobrevivência.

De acordo com a mitologia local, Pairío não foi sempre um peixe-gato. Ele era originalmente um espírito maligno feminino conhecido como dógai-órobo. Ela vivia na ilha de Márukára, mas foi vítima de um acontecimento incomum: um enxame de borboletas a atacou, pousando sobre ela até encobri-la completamente. Incapaz de se livrar dos insetos, ela se jogou ao mar em desespero. Ao entrar na água, seu corpo transformou-se em um peixe-gato.

As borboletas, ainda presas a ela, encharcaram-se e seus corpos sofreram uma mutação: suas asas endureceram e se tornaram espinhosas. Dessa transformação nasceram os peixes-pedra e peixes-gato com cores tão vivas quanto as das borboletas originais, reforçando o elo sobrenatural entre Pairío e essas espécies aquáticas.

fonte:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby