Image Map

6 de novembro de 2012

Siegfried

۞ ADM Sleipnir



Sigurd ou Sigurdo (nórdico antigo: Sigurðr; também conhecido em alemão como Siegfried) é um herói lendário da mitologia nórdica e personagem central da Saga dos Volsungos. As primeiras representações de sua lenda vêm de sete pedras rúnicas da Suécia.

Como Siegfried, é o herói do Nibelungenlied, e das óperas Siegfried e Götterdämmerung de Richard Wagner. O nome Sigurðr não é o mesmo que o alemão Siegfried. A versão em nórdico antigo seria Sigruþr, uma forma que aparece no petróglifo de Ramsund. Nota-se que todas as variações do nome possuem o prefixo "Sig", que significa vitória.

Saga dos Volsungos

Na Saga dos Volsungos, Sigurd é o filho póstumo de Sigmund com sua segunda esposa, Hiordis. Sigmund morre em batalha quando ataca Odin (sob disfarce), e Odin destrói sua espada. Ao morrer, Sigmund anuncia à Hiordis sua gravidez e a deixa os fragmentos de sua espada para o filho ainda não nascido.

Hiordis se casa com o rei Alf, que resolve enviar Sigurd a Regin. Regin tenta Sigurd em ganância e violência: ele começa perguntando ao jovem se ele possui controle ao ouro do pai. Ao ser respondido que Alf e sua família controlam o ouro e que ele daria o que Regin desejasse, Regin questiona o motivo dele ter uma posição modesta na corte. Sigurd replica que era tratado como igual pelos reis, mas Regin pergunta o motivo do jovem não ter um um cavalo próprio. O jovem então obtém Grani para si, um cavalo derivado de Sleipnir, do próprio Odin. Por fim, Regin o conta a história do ouro da lontra.

O pai de Regin era Hreidmar, cujos dois irmãos eram Ótr e Fafnir. Certo dia, Æsir vê Ótr com um peixe, o confunde com uma lontra, e Loki o mata. Levam o corpo para perto da casa de Hreidmar para exibir a captura. Hreidmar, Fafnir e Regin percebem a morte, e exigem que Æsir preencha o cadáver com ouro e encubra a pele com tesouro fino como compensação da morte. Loki havia capturado Andvari e exigido todo o ouro do anão. Ele recebe o tesouro, exceto pelo anel. Entretanto, Loki também obtém o anel, mas carregado com uma maldição de morte a quem o usasse. Æsir usa esse ouro para preencher o cadáver, cobre a pele também com ouro e finaliza com o anel. Por fim, Fafnir mata Hreidmar e toma o ouro. 

Sigurd aceita matar Fafnir, que se transforma em dragão para poder proteger melhor seu ouro. Hábil como ferreiro, Regin constrói uma espada para Sigurd, que a testa numa bigorna. Por ter sido quebrada, Regin o faz outra espada, que também quebra. Por fim, Regin constrói uma espada a Sigurd a partir dos fragmentos da espada deixada por Sigmund. O resultado é a Gram (Balmung), que consegue destruir a bigorna. Sigurd então mata o dragão Fafnir, e se banha com o sangue do inimigo para ter invulnerabilidade, exceto por um dos ombros, coberto por uma folha. Regin então pede a Sigurd o coração de Fafnir, e Sigmund também bebe um pouco do sangue do dragão, ganhando a habilidade de entender a língua dos pássaros. Os pássaros o alertam para matar Regin, que tramava a morte do jovem. Sigurd cumpre o pedido, mata Regin e consome o coração de Fafnir, recebendo o dom da sabedoria.



Sigurd então encontra Brynhildr, e os dois se apaixonam. Ele encontra Gjúki, que tinha três filhos e uma filha de sua esposa, Grimhild. Os filhos eram Gunnar, Hogni e Guttorm, e a filha era Gudrun. Grimhild fez uma poção mágica para forçar Sigurd a esquecer Brynhild, para que ele pudesse se casar com Gudrun. Posteriormente, Gunnar queria casar com Brynhild. Entretanto, ela havia sido cercada com fogo, e prometeu a si mesma se casar somente com quem pudesse passar o bloqueio. Somente Grani poderia realizar tal feito, o cavalo de Sigurd. Sigurd incorpora Gunnar, passa as chamas e ganha Brynhild para Gunnar.

Posteriormente, Brynhild questiona Gudrun por ter um marido melhor, e Gudrun a explica tudo que aconteceu. Por ter sido enganada, Brynhild planeja vingança. Primeiramente, ela se recusa a falar com os outros. Sigurd é enviado por Gunnar para averiguar o que estava errado, e Brynhild o acusa de tomar liberdades com ela. Por essa acusação, Gunnar e Hogni planejam a morte de Sigurd e encantam seu irmão Guttorm para realizar o feito. Guttorm mata Sigurd na cama, com uma lança diretamente no seu ponto fraco, que havia sido coberto pela folha ao se banhar com o sangue do dragão. Brynhild mata o filho do herói, Sigmund, que tinha três anos. Sabendo que o amado havia sido enfeitiçado para esquecê-la, ela trama sua própria morte, e constrói uma pira funerária para Sigurd, a Sigmund, a Guttorm e a si própria.


Relação com outras lendas



Existem paralelos desta lenda com outros mitos e lendas europeus. A espada de Sigmund é similar à espada do rei Artur. A história de Sigurd comer o coração do dragão é muito similar à história irlandesa de Fionn Mac Cumhaill comer o Salmão da Sabedoria que ele prepara para seu mentor, Finn Eces. Sua invulnerabilidade e seu ponto forte segundo o Nibelungenlied são similares aos do herói grego Aquiles, do herói persa Esfandiar e do Rei Duryodhana no épico indiano Mahabharata.


Adaptações

A adaptação mais conhecida da história de Sigurd é a adaptação de Richard Wagner para a tetralogia Der Ring des Nibelungen, escrita entre 1848 e 1874. A lenda do herói é a base de Siegfried e contribui com as histórias de Die Walküre e Götterdämmerung. De William Morris, o poema épico Sigurd the Volsung (1870) é a adaptação mais conhecida em inglês. Em francês, o compositor Ernest Reyer escreveu a ópera Sigurd (1884).

Crê-se que a representação mítica de Sigurd foi transformada dentro da tradição cristã, sendo em parte sincretizada na figura de São Jorge. Na série de games "Soul Calibur", Siegfried é o principal personagem. Sua famosa Gram é uma espada desbloqueável através do gameplay. Há também um Siegfried na Saga de Asgard do anime Os Cavaleiros do Zodíaco.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

10 comentários:

  1. Pesquisando sobre deuses nórdicos encontrei aqui o que nem imaginava. Essa matéria é extremamente interessante, muito grata por essa colaboração tão valiosa. Siegfried ,me trouxe a visão de algumas coisas.Gratidão.Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. O título da postagem é "Siegfried" mas 90% dela é apenas sobre Sigurd. gostaria de deixar claro aqui que embora a Saga dos Volsungos possuí similaridades com a história alemã Das Nibelungenlied as duas histórias possuem diferenças o suficiente para seus dois protagonistas não serem confundidos como a mesma pessoa, o que é um erro bem comum, embora duvide que o Administrador do Blog leia este comentário, caso leia apenas gostaria que mudasse o nome do post para "Sigurd" ou se quiser manter como Siegfried ao menos escrever sobre Das Nibelungenlied para que o título da postagem faça sentido,já que Sigurdo e Siegfried são personagens completamente diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, leio todos eles sem exceção. Em relação ao personagem não conheço a história dele a fundo, e essa postagem na época que foi feita foi retirada praticamente na íntegra de outro lugar. Você diz que os dois personagens são bem diferentes, mas mesmo assim basta dar uma pesquisada e vc vê que inúmeras fontes, algumas até conceituadas, fazem essa mistura. Quando eu tiver um tempo disponível farei uma pesquisa mais aprofundada e faço uma revisão nesse texto.

      Excluir
    2. Você realmente leu por essa eu não esperava kkkkkkk obrigado pela consideração
      Agora quanto a história dos personagens é algo que pode realmente confundir muitas pessoas, as duas histórias possuem datas e criação desconhecidas mas sabe-se que elas foram criadas na mesma época por isso atualmente ninguém sabe qual veio primeiro e devo te dizer que achar um bom artigo sobre elas na língua portuguesa não será tarefa nada fácil, caso você saiba inglês ou alemão recomendo pesquisar nessas línguas, já que o Brasil carece de boas informações sobre elas, bom mesmo assim direi aqui as principais diferenças para que você entenda meu ponto de vista ao dizer que as lendas são diferentes

      1- Sigurd(Protagonista da Saga dos Volsungos) - herói nórdico / Siegfried(Protagonista de Das Nibelungenlied) - herói alemão

      2- Saga dos Volsungos possui diversos elementos da mitologia nórdica / Das Nibelungenlied usa o imaginário medieval, não possuindo citação a nenhum deus ou qualquer elemento nórdeico

      3- Siegfried era um príncipe / Sigurd foi criado por um anão ferreiro

      4-Ambos derrotaram um dragão maligno visto como Fafnir na versão nórdica e como um dragão não nomeado na alemã
      Siegfried se banhou com o sangue do dragão e ganhou uma pele indestrutível com exceção de seu ombro no qual caiu uma folha enquanto se banhava / Sigurd comeu o coração de Fafnir e ganhou o dom da sabedoria e a habilidade de falar com os pássaros

      5-Sigurd se casa com Brynhildr(Brunilda) filha de Odin / Na versão de Siegfried Brynhildr é a rainha da Islândia e ele se casa com Kriemhild princesa da Borgonha

      6- Atila o Huno (sim, esse cara aparece) é imrão da Brynhildr na versão de Sigurd / na versão de Siegfried ele é o novo marido da Kriemhild após a morte de Siegfried

      7- Siegfried morreu apunhalado no seu ponto fraco por seu amigo Hagen para parar uma guerra / Sigurd morreu pela Brynhildr após traí-la

      Aqui obviamente só listei as grandes diferenças entre os personagens mas caso algum dia você se interesse e leia as histórias verá com maior profundida toda a diferença entre elas, desculpe por tudo isso, tenho noção de que estou parecendo chato mas é que Siegfried é como um rei Arthur para o povo alemão e minha vó sempre lia Das Nibelungenlied pra mim por isso que queria esclarecer essa diferença entre ele e o Sigurd, acredite em mim após ler as duas lendas as diferenças ficam claras como água, e também gostaria de dizer que o post está bem informativo mas em alguns pontos as lendas estão se mesclando, como por exemplo a parte da morte do dragão onde você coloca que ele se banha com o sangue dele e também diz que Sigmund(?) come seu coração,mas tirando esse trecho em específico e mudando o nome para Sigurd o post deve seguir fielmente à versão nórdica da lenda, algo que contribui muita para essa grande confusão entra as lendas é a obra de Wagner pois ela mistura as duas lendas.
      Bom já que cheguei até aqui só gostaria de explanar essas 3 obras:

      Saga dos Volsungos: conjunto de histórias da mitologia nórdica possuindo entre elas a história de Sigurd

      Das Nibelungienlied(Canção dos Nibelungos): lenda medieval alemão sobre Siegfried

      Der Ring des Nibelungen(O Anel dos Nibelungos): ciclo de 4 óperas de Richard Wagner que possui uma junção das duas lendas acima

      Excluir
    3. Peço perdão pois me equivoquei na 6 informação Átila o Huno só aparece em Das Nibelungienlied sob o nome de Etzel e se casa com Kriemhild, a protagonista de Das Nibelungielied e viúva de Siegfried

      Excluir

    4. Olá! Posso fzr uma pergunta?
      Quantos anos vc tem?

      Excluir
  3. Me veio o jogo Soul Calibur a mente.Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Se siegfriend é um personagem nórdico não estária classificado como mitologia nórdica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já foi classificado entre os mitos nórdicos, mas reclamaram mais de uma vez comigo que ele não era nórdico. Acabei reclassificando ele, e tbm é um post que necessita de revisão, então deixei como está.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby