Image Map

21 de junho de 2013

Dagon

۞ ADM Sleipnir


Dagon (também DagomDragom, ou Dagã) foi a principal divindade dos filisteus, cujos ancestrais migraram para as terras palestinas de Creta. Ele era o deus da fertilidade e da colheita, e também figurava com destaque nos conceitos filisteus da morte e da vida após a morte. Além de seu papel na religião dos filisteus, Dagon era adorado na maioria geral da sociedade dos povos cananeus. Alguns anos após a chegada dos antepassados ​​minóicos dos filisteus, os imigrantes adotaram elementos da religião cananéia. Eventualmente, o foco religioso primário mudou. O culto da Grande Mãe, a religião original dos filisteus, foi trocado pela prestação de homenagens à divindade cananéia, Dagon.

Dentro do panteão cananeu, Dagon parece ter sido o segundo em poder, logo após de El. Ele era um dos quatro filhos nascidos de Anu. Dagon era também o pai de Baal. Entre os cananeus, Baal, eventualmente, assumiu o cargo de deus da fertilidade, que Dagon havia ocupado anteriormente. Dagon, por vezes, foi associado com a  divindade fêmea metade peixe chamada Derceto (o que pode explicar a teoria de Dagon ser retratado como metade peixe). Pouco se sabe sobre o lugar de Dagon no panteão cananeu, mas seu papel na religião filistéia como divindade principal é bastante evidente.


Sabe-se, no entanto, que os cananeus importaram Dagon da Babilônia.  A imagem de Dagon é uma questão de debate. A noção de que Dagon era um deus, cuja parte superior do corpo era  de um homem e a parte inferior  de um peixe tem sido predominante há décadas. Esta ideia pode ter resultado de um erro de tradução linguística derivado do termo semita dag, que significa peixe . A palavra dagan  significa "milho" ou "cereal". O nome Dagon em si remonta pelo menos a 2500 a.C., e é provavelmente um derivado de uma palavra de um dialeto da língua semita. Essa noção de que Dagon era representado na iconografia e estatuária como peixe na parte Filístia não é suportada inteiramente pelas moedas encontradas nas cidades fenícias e filisteias. Na verdade, não há nenhuma evidência no registro arqueológico para apoiar a teoria de que Dagon era representado desta forma. Seja qual for a imagem, várias percepções de Dagon desenvolveram-se em torno do Mediterrâneo.

A adoração de Dagon é bastante evidente na antiga Palestina. Ele era a divindade mais importante nas cidades de Azoto, Gaza e Ascalão. Os filisteus dependiam de Dagon para o sucesso na guerra e eles ofereceram vários sacrifícios ao seu favor. Como mencionado anteriormente, Dagon era também adorado fora da confederação das cidades-estado dos filisteus, como no caso da cidade fenícia de Arvad. A religião de Dagon perdurou pelo menos até o segundo século a.C. , quando o templo em Azoto foi destruído por Jonathan Macabeas.

Duas fontes textuais mencionam Dagon, governantes e cidades com o seu nome: a Bíblia e as cartas de Tel-el-Amarna. Durante o curso o estabelecimento da monarquia israelita (cerca de 1000 a.C.), a nação dos filisteus se tornou a principal inimiga de Israel. Devido a esta situação, Dagon é mencionado em passagens como Jz. 16:23-24, I Sam. 5, e I Cr. 10:10. Beth Dagon era uma cidade na terra capturada pelos israelitas mencionada em Josué 15:41 e 19:27, preservando, assim, o homônimo da divindade. As cartas de Tel-el-Amarna (1480-1450 a.C.) também mencionam o xará de Dagon. Nessas cartas, dois governantes de Ascalão, Yamir Dagan e Dagan Takala, foram inseridos. A despeito de qualquer debate sobre o assunto, é evidente que Dagon estava no ápice do panteão filisteu . Ele ordenou a reverência religiosa de ambos os filisteus e da ampla sociedade cananéia. Dagon foi de fato fundamental para a cosmologia dos filisteus e uma força vital em suas vidas individuais.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

27 comentários:

  1. A fábula de Jonas seria um plagio da lenda de “JUNAS E O GRANDE PEIXE”?


    Numa antiguíssima lenda filisteu, por desobedecer seguidamente às ordens do Deus Peixe Dagon (o Deus filisteu da fertilidade e da colheita, que era metade peixe e metade homem), Junas foi engolido por um enorme peixe; mas depois de passar 3 dias e 3 noites dentro do grande peixe Junas foi vomitado vivo, na margem do Rio Ufrat...

    Como mesmo estando no ventre do grande peixe Junas se recusava rezar, ea pedir desculpa...
    O Deus Dagom teria resolvido colocar Junas em outro peixe menor, mais rápido, mais jovem, e do sexo feminino, (uma Leviatã), onde Jonas teria menos conforto...

    O novo peixe enviado por Deus se aproximou do macho em que Junas se encontrava, e depois de anunciar a ordem divina no sentido de Junas ser transferido para a barriga menor de outro peixe; ameaçou devorar a ambos, a menos que Junah fosse transferido para ela...

    Já na desconfortável barriga da Leviatã Junas finalmente reconheceu a inutilidade dos seus esforços para escapar de Deus, e nos dias restantes em que permaneceu temporariamente na barriga do monstro, compôs um hino de ação de graças ao poderoso Deus Dagom...

    Aproveitando que o peixe é o símbolo do suposto Deus Jesus; devido se estar na Era astrológica de Peixe; e para minimizar a milenar Festa Pagã da volta triunfal do Sol que “renasce” em 25 de dezembro, depois de “morrer” por 3 noites e 3 dias...

    Num antropofagismo religioso a Bíblia usou a lenda de Junas e o grande peixe para criar a fábula ninivita onde Jonas, filho de Amitaim, em torno de 750 a.C., após passar 3 dias e 3 noites no ventre de um peixe, foi vomitado na Praia...

    A lenda ou parábola bíblica de Jonas e um grande peixe, é só uma forma de ilustrar a mensagem onde não se poderia desobedecer Deus sem ser castigado.

    O problema estar no fato de que alguns religiosos fundamentalistas teimarem em convencer as pessoas que a lendas de Jonas teria de fato acontecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato certo é que a Biblia é o único livro que contém alguma informação sobre dagon, expressando assim sua autenticidade, portando,como dagon era um deus falso venerado pelos filisteus a narrativa biblica é verdadeira em afirma que Jonas foi engolido por um grande peixe e que durante três dias e três noites suportou aquele lugar, representando o exemplo de Jesus que morreu e ao terceiro dia ressucitou vencendo a morte.

      Excluir
    2. Seu comentario já começou errado quando vc usou "fábula" esse é o termo de designa uma narrativa fantástica em que animais tem a cararcteristica de saber falar como seres humanos.

      Excluir
    3. De onde esse tirou essa historia De junas? Mal informado

      Excluir
    4. quem te garante que essa versão de Junas não é plágio da hisoria do profeta Jonas?

      Excluir
    5. Todo o mundo cristão é um plágio de religiões mais antigas, não me espantaria que Junas deu origem ao mito de Jonas, pois vemos que Hórus/Tammuz deu origem ao Jesus, e ao Natal e por aí vai... falso e copiadora é o cristianismo em sua qualquer vertente!

      Excluir
  2. muito louco vocês tão loucos viados

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post(como sempre), mais eu realmente senti uma falta de minimamente uma citação a obra de hp lovercraft.

    ResponderExcluir
  4. otimos texto , obrigado por mais esse conhecimento adquidido , descordo do amigo Arthur melee quanto menos contos de lovercreft tiver melhor , pelomonos a minha intençao e adiquirir conhecimento sobre antigos povos e historia , fatos o maximo concreto e nao contos como os de lovercraft que as vezes podem ate ter semelhança com a realidade mas passa uma total ilusao e a realidade que passa e mais de um contador de contos de terror oq na verdade a unica coisa que faz parecer real e a capacidade dele de contar historia .
    me desculpa mas prefiro fatos historicos como esses com um templo fisico que existiu de fato com o nome de seu inimigo real que foi citado o tal Jonathan macabeas e os povos que de fato existiram
    prefiro ve-los como deuses que realemte sao dq como seres de uma historia de ficçao contadas por um louco sensacionalista como lovercraft de demoniza tais deuses e tem o DOM de contar suas historias como se fossem realidade , nao podemos esquecer que ele sim e um escritor de ficçao e tem seu publico e nao um historiador q estuda os povos antigos e seus deuses .....
    desculpe meu texto e se ofendi alguem , e apenas minha opniao e adorei o texto e gosto mt desta pagina q conheci a pouco , eu ainda no tive a oportunidade de procurar mas gostaria de saber sobre astaroth , asmodeus , belzebul baphometh, thifon ...em fim deu pra perceber que gosto de um certo tipo de deuses antigos ne ? assim e a deusa leolina como shekmet

    ResponderExcluir
  5. Procure a verdade, poi so ela o libertará, ou então entre por maus caminhos.
    Quem se mete por caminhos estreitos acaba entalado.

    De fato yonas, era um semita , que se poderia considerar um isrealita, apesar de ele ser mais fenicio estava mais ligado aos povos do mar, ele viva numa regioa fronteira entre a galileia e a fenicia.

    O fato aconteceu, no entanto, a hsitoria foi recontada por vários povos, á sua maneira, e segundo a sua cultura, mas o que nao impede de algo estraordinario ter acontecido.

    Os profetas eram conhecidos ja naquela altura como homens do sobrenatural e eram transversais a varias culturas, a bandeira deles, é o do único Deus verdadeiro, conceçao que ja existia na altura das primeiras cidades.Eles tambem eram reconhecidos dentro de varias religioes, tanto assim que a cidade polietaista ninive, aceitou o conselho de yonas.



    Se formos ver o acontecimento de forma historica e arqueologica, tudo bate certo, yonas nunca viveu antes de ninive, logo nao ha contradiçoes.O acontecimento foi contado por varias culturas, pois eles aparecem na mesma altura, logo não ha contradiçoes nem aproveitamento de lendas, para criar fábulas.
    isto é apenas explicaçao de uma pessoa que está desorientada em relação a Deus.e ...perdida.

    E como se pode comporvar yonas era um profeta "internacional", ele profetizava pela aquela regiao visitando povos que até anda tinham a ver com a sua cultura tribal.

    Yonas não é um judeu (judeus nao existiam naquela altura)nem tao pouca a hisotria é judaica ou exclusivamente cristâ.

    Deus fala para todos e escolhe qualquer um, não fala para seitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipico etnocentrismo que visa ambientar a própria crença e sempre fazer sobressair a própria ótica da "verdade". O que se sabe é que a Bíblia principalmente o Velho Testamento a começar de Genesis foi fortemente influenciada por culturas de povos antigos a exemplo da Babilônica. Vários de seus texto podem nem ser Literais, e devemos levar em consideração que foi traduzido varias vezes o que também levanta a hipótese de erros na tradução. Tenho varias ressalvas quanto a bíblia pelos motivos que já expus. Seu discurso foi no minimo sofista,(sem falar que postou como anonimo). Acho que devemos estudar sempre e ler sem se alienar, pois precisamos sempre questionar aquilo que lemos. Posso citar como exemplo a Festividade da Pascoa e do Natal essencialmente Pagãs é só pesquisar as origens. O Texto ficou interessante e me abriu um novo leque de pesquisas obrigado ao site por isso.

      Excluir
    2. Obrigado você Thomas por expor sua opinião aqui. Concordo com tudo o que disse.

      Excluir
    3. Gostei das informações contidas mas, mais da capa desta página. Ficou linda!

      Excluir
  6. obrigada pelo texto, esclareceu algumas dúvidas...

    ResponderExcluir
  7. Mim ajudou muito num trabalho de história

    ResponderExcluir
  8. Conhecer a Deus é a maior verdade que a humanidade pode ter como conhecimento no mais tdo é heresia A palara de Deus diz conhecereis a verdade e ela vus libertarás.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se conhecer o Deus cristão é a maior coisa da humanidade, o que vc veio fazer aqui então?

      Excluir
  9. O deus DA BIBLIA NUNCA FOI O VERDEIRO coisa alguma! a biblia é um livro que plagiou varios povos mais antigos como os Sumerios a primeira civilização e sua primeira escrita : cuneiforme!
    Relatos como criação do homem, diluvio . torre de babel , vieram do s sumerios e adptados pelos escribas judeus! e nemhuma Civilização Antigas ( Sumerio/ Egipcios/ Acadios etcc) nunca conhenceu tal divindade chamada Yahweh / Jeova Temos provas arqueologicas / Historicas/ e a propria exegese Textual demostra que essa divindade era do sul da Palestina , adoradas pelos quenitas. Lembrando que a biblia Hebraica so surgiu no ano 1008 ec , o Texto Leningrado b 19. e as Fontes mais antigas antencedem esse gibliblia. fora as contradiçoes biblicas, relatos que foram desmascarados pelo Arqueologia como o Exodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao êxodo, pesquise sobre a presença semita no Egito e sobre a provável tumba de Yosef.

      Excluir
    2. Esses cristãos são retardados.
      Não é nenhum segredo que Jeová é Anu, pai de Enki"Satanás" e Enlil"Belzebu".
      Anu veio plagiando todos os outros deuses usurpando-os e demonizando-os em seguida... E assim vivemos num mundo judaico-cristão atualmente.
      Isso é fato comprovado cientificamente.

      Excluir
  10. Dagon era adorado como deus Sol pelos filisteus? Ou havia outra representação astral deste deus? Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, não. Pesquisando em alguns livros aqui também não encontrei nada sobre Dagon ser uma divindade solar, apenas um deus associado à fertilidade.

      Excluir
  11. Ele era visto como a constelação de aquário, isso é fato. Mas acredito que certamente ele deveria ter uma representação planetária, por ser um deus muito importante. No entanto, a documentação que fala sobre esse deus são escassas

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby