Hipérion (grego Ὑπεριων, "Aquele que observa do alto") é um titã da mitologia grega, associado com a luz e anteriormente um deus solar. É um dos seis filhos de Urano e Gaia. Sua esposa é a titânide Téia, com quem gerou a tríade de deuses das luzes das partes do dia: Helios (o Sol), Eos (a Aurora) e Selene (a Noite). Hipérion não possui uma abordagem profunda na mitologia, sendo conhecido basicamente por sua descendência e pela sua participação na revolta contra o seu pai Urano.
Participação nos mitos
Hipérion se uniu aos titãs Cronos, Jápeto, Crios e Céos em uma conspiração contra seu pai. Quando Urano desceu à terra para se relacionar com Gaia, Hipérion e seus irmãos esperaram-no nos quatro cantos do mundo e o agarraram quando ele desceu. Cronos castra o seu pai com uma foice que tinha sido feita por sua mãe. Os quatro titãs personificam os pilares que nas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu da terra e, como pai do Sol, da Lua e da Manhã, Hipérion foi o titã que se posicionou na parte leste do mundo.
Hipérion também participa da Titanomaquia, mas é derrotado junto aos demais titãs, sendo lançados por Zeus no poço do Tártaro. Segundo Píndaro e Ésquilo (em sua peça perdida, "Prometeu Acorrentado") os titãs acabaram sendo posteriormente libertados do poço, através da clemência de Zeus.
Humanidade
Hipérion e seus irmãos eram vistos como deuses antigos que foram responsáveis pela criação do homem, onde cada titã deu uma qualidade sobre a humanidade. Presume-se que Hipérion deu ao homem o dom da visão, baseando-se no fato de que seu nome significa "aquele que vê de cima". A esposa de Hipérion, Téia, era também a titânide da visão, o que reforça a hipótese deles serem os responsáveis por dar a humanidade esse dom.
Cultura Popular
Hipérion é mencionado na série Percy Jackson, onde ele é derrotado por Percy e Grover no Último Olimpiano. Ele também possui um pequeno papel no livro A Casa de Hades, onde ele é morto pela primeira vez por Bob (Jápeto) e, mais tarde, morto novamente por Tártaro.
Arte de Iro Pagis |
ótimo post!
ResponderExcluirGostei! Estou procurando alguma referência ao Eremita
ResponderExcluir