Image Map

7 de novembro de 2013

Hipérion

۞ADM Sleipnir


Hipérion (grego Ὑπεριων, "Aquele que observa do alto") é um titã da mitologia grega, associado com a luz e anteriormente um deus solar. É um dos seis filhos de Urano e Gaia. Sua esposa é a titânide Téia, com quem gerou a tríade de deuses das luzes das partes do dia: Helios (o Sol), Eos (a Aurora) e Selene (a Noite). Hipérion não possui uma abordagem profunda na mitologia, sendo conhecido basicamente por sua descendência e pela sua participação na revolta contra o seu pai Urano.

Participação nos mitos

Hipérion se uniu aos titãs Cronos, Jápeto, Crios e Céos em uma conspiração contra seu pai. Quando Urano desceu à terra para se relacionar com Gaia, Hipérion e seus irmãos esperaram-no nos quatro cantos do mundo e o agarraram quando ele desceu. Cronos castra o seu pai com uma foice que tinha sido feita por sua mãe. Os quatro titãs personificam os pilares que nas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu da terra e, como pai do Sol, da Lua e da Manhã, Hipérion foi o titã que se posicionou na parte leste do mundo.


Hipérion também participa da Titanomaquia, mas é derrotado junto aos demais titãs, sendo lançados por Zeus no poço do Tártaro. Segundo Píndaro e Ésquilo (em sua peça perdida, "Prometeu Acorrentado") os titãs acabaram sendo posteriormente libertados do poço, através da clemência de Zeus.

Humanidade

Hipérion e seus irmãos eram vistos como deuses antigos que foram responsáveis pela criação do homem, onde cada titã deu uma qualidade sobre a humanidade. Presume-se que Hipérion deu ao homem o dom da visão, baseando-se no fato de que seu nome significa "aquele que vê de cima". A esposa de Hipérion, Téia, era também a titânide da visão, o que reforça a hipótese deles serem os responsáveis por dar a humanidade esse dom.

Cultura Popular

Hipérion é mencionado na série Percy Jackson, onde ele é derrotado por Percy e Grover no Último Olimpiano. Ele também possui um pequeno papel no livro A Casa de Hades, onde ele é morto pela primeira vez por Bob (Jápeto) e, mais tarde, morto novamente por Tártaro.

Arte de Iro Pagis
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby