7 de novembro de 2013

Hipérion

۞ADM Sleipnir


Hipérion é um titã da mitologia grega, associado com a luz e anteriormente um deus solar. É um dos seis filhos de Urano e Gaia. Sua esposa é a Titânide Téia, com quem gerou a tríade de deuses das luzes das partes do dia: Helios (o Sol), Eos (a Aurora) e Selene (a Noite). Hipérion não possui uma abordagem profunda na mitologia, sendo conhecido basicamente por sua descendência e pela sua participação na revolta contra o seu pai Urano.

A Castração de Urano

Hipérion, juntamente com Cronos, Jápeto, Crios e Coios conspirou contra seu pai. Quando Urano desceu à terra para coabitar com Gaia, Hipérion e seus irmãos esperaram-no nos quatro cantos do mundo e o agarraram quando ele desceu. Cronos castra o seu pai com uma foice que tinha sido feita por sua mãe. Os quatro titãs ( Hipérion, Jápeto, Crios e Coios) personificam os pilares que nas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu da terra e, como pai do Sol, da Lua e da Manhã,  Hipérion se posicionou na parte leste do mundo.  É dito que ele liderou a Titanomaquia após Cronos ter sido derrotado, e era o seu melhor guerreiro,  mas acabou sendo derrotado por Poseidon e lançado no Tártaro.

Prisão

Após a Titanomaquia, Zeus lançou Hipérion nos poços do Tártaro, juntamente com seus irmãos. Em alguns mitos, ele e seus irmãos acabaram sendo libertados de sua prisão eterna.

Humanidade

Hipérion e todos os seus irmãos eram vistos como deuses antigos que foram responsáveis ​​pela criação do homem, onde cada titã deu uma qualidade sobre a humanidade. Presume-se que Hipérion deu ao homem o dom da visão, baseando-se no fato de que seu nome significa "aquele que vê de cima". A esposa de Hipérion, Téia, era também a titânide da visão,  o que reforça a hipótese deles serem os responsáveis por dar a humanidade esse dom.

Hipérion é mencionado na série Percy Jackson, onde ele é derrotado por Percy e Grover no Último Olimpiano. Ele também possui um pequeno papel no livro A Casa de Hades, onde ele é morto pela primeira vez por Bob (Jápeto) e, mais tarde, morto novamente por Tártaro.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Um comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby