Image Map

22 de novembro de 2013

Gashadokuro

۞ ADM Sleipnir


Gashadokuro (japonês がしゃどくろ, "crânio chacoalhante"; também conhecido como Oodokuro (おドクロ), “crânio gigante”) é um yokai do folclore japonês, descrito como um esqueleto gigante que costuma aparecer vagando pelas estradas e campos durante a noite. Aproximando-se silenciosamente das pessoas ele as agarra e as esmaga em suas mãos, ou então arranca suas cabeças com uma mordida e bebe o seu sangue. Algumas histórias dizem que ele faz um barulho semelhante ao seu nome, "gachi gachi".


Origem

De acordo com o folclore, um Gashadokuro é formado pelos ossos de centenas de pessoas, geralmente soldados que morreram em um campo de batalha ou pessoas que morreram de fome. Essas pessoas geralmente morrem com muita raiva e dor em seus corações, gerando uma energia negativa e sobrenatural que permanece muito tempo depois que sua morte. Sem receberem ritos funerários adequados, as almas dessas pessoas são incapazes de descansar, renascendo como fantasmas atormentados. Havendo centenas de pessoas nessa condição, seus ossos se reúnem e formam esse enorme monstro esquelético.

Sendo muito grande e poderoso para ser combatido, um gashadokuro mantêm sua existência até que a toda a energia e a malícia armazenada em seus ossos seja completamente dissipada. No entanto, devido à grande quantidade de cadáveres necessária para formá-lo, é muito mais raro surgir um hoje do que no passado, quando guerras e fome faziam parte da vida cotidiana.

Arte de bclkxeepxiii


Mitologia

O registro mais antigo de um Gashadokuro remonta ao século X, a uma rebelião sangrenta contra o governo central e liderada por um proeminente samurai da região de Kanto chamado Taira no Masakado. Em 939, Masakado iniciou uma pequena rebelião conhecida como Tengyō no Ran (天 慶 の 乱, "Guerra na era Tengyō" ou "Perturbação Tengyō"). A revolta armada começou oficialmente quando Masakado atacou um dos postos avançados do governo central na província de Hitachi. Mais tarde naquele ano, ele conquistou as províncias de Shimotsuke e Kōzuke, reivindicando o título de Shinnō (Novo Imperador). O governo de Kyoto reconheceu seus ataques como uma revolta e colocou uma recompensa por sua cabeça. Seu primo Taira no Sadamori, juntamente com Fujiwara no Hidesato, o decapitaram em 940 e trouxeram sua cabeça para a capital em Kyoto para receber a recompensa.
 
A filha de Masakado, Takiyasha Hime, era uma poderosa e famosa feiticeira, e ficou furiosa com os assassinos de seu pai por desrespeitá-lo. Usando sua magia, Takiyasha convocou o primeiro Gashadokuro, formado com os ossos dos soldados mortos na batalha onde Masakado morreu, e então lançou um ataque sobre Kyoto.

 Takiyasha, a Bruxa, e o Espectro do Esqueleto , c.  1844 , Utagawa Kuniyoshi (1797–1861)

A cidade foi devastada pelo Gashadokuro, até que foi tomada a decisão de transferir a cabeça de Masakado para outro lugar. A cabeça de Masakado foi transferida para Shibasaki, uma vila de pescadores que acabou se tornando Tóquio, e lá tornou-se uma espécie de semideus ali, com uma sepultura ainda hoje de pé perto do Palácio Imperial de Tóquio.

Cultura popular
  • Na série Ninja Sentai Kakuranger, Gashadokuro é um dos principais vilões. Ele aparece em Mighty Morphin Power RangersMighty Morphin Alien Rangers e Power Rangers Zeo como " Rito Revolto " .Também aparece no episódio 3 da série Shuriken Sentai Ninninger;
  • No jogo Chrono Trigger, há um boss Gashadokuro chamado Zombor;
  • Em Castlevania 64, o primeiro boss é um Gashadokuro;
  • No anime/mangá Nurarihyon no Mago, Gashadokuro é um dos yokais aliados ao antagonista Hagoromo Gitsune, que foi selado em Kyoto por Keikain Hidemoto;
  • No anime/mangá Shaman King, o personagem Faust ataca com esqueletos e sua maior técnica é um esqueleto gigante;
  • Na série de jogos/anime/mangá Yokai Watch, Gashadokuro é apresentado jogando em uma maquina de gashapon.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

4 comentários:

  1. Caramba, muito legal! No Anime Nurarihyon no Mago apareceu um na 2º temporada. Na ocasião eu achei meio falta de criatividade, um esqueleto gigante, porque não conhecia o mito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No anime InuXBoku SS tbm aparece um (uma) que é a verdadeira forma da Karuta Roromiya

      Excluir
  2. Atualmente estou vendo Kakuranger e é uma aula de mitologia japonesa. O príncipe Júnior em questão se mostra terrível como sua contraparte folclórica, diferente do bobalhão que virou irmão de Rita Repulsa.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby