Image Map

16 de maio de 2014

Shichi Fukujin, Os Sete Deuses da Sorte

۞ ADM Sleipnir


No folclore japonês, o Shichi Fukujin é um grupo de sete deuses da sorte, fortuna e felicidade. Esses sete deuses possuem origens diversas: alguns são originalmente do budismo, alguns são do xintoísmo, e outros ainda vêm da tradição chinesa. Também existem tradições onde os deuses que compõem o grupo variam, porém os sete estabelecidos no Japão são: Ebisu, Daikoku, Benzaiten, Bishamon, Fukurokuju, Jurôjin e Hotei-Osho. Eles costumam ser representados em conjunto, na forma de estátuas, miniaturas ou gravuras, às vezes a bordo do takarabune (barco dos tesouros). Embora cada um represente no geral  boa sorte, eles também têm características e associações particulares.

Ebisu ( também Yebisu e Kotoshiro-nushi-no-kami)


Ebisu é o deus da sinceridade, e o único membro do Shichi Fukujin de origem japonesa. É o patrono do trabalho, especificamente dos comerciantes e pescadores. Ele é uma figura imponente, normalmente retratado como um pescador, orelhas inchadas, carregando uma vara de pesca na mão direita e um  tai (pargo, robalo ou dourado). Talvez devido à sua pesca bem sucedida, Ebisu está sempre sorrindo. Originalmente, Ebisu era identificado com Hiruko, o primeiro filho dos deuses Izanagi e Izanami.  Segundo a crença popular, ter uma imagem sua em sua casa ou estabelecimento garante sucesso nos negócios.

Daikoku ( ou Daikokuten)


De origem hindu-budista, Daikoku é o deus da riqueza e prosperidade, patrono dos agricultores e líder do Shichi Fukujin. Em sua mão direita ele empunha o martelo de riquezas, que produz moedas de ouro a cada batida e carrega um grande saco de tesouros pendurado no ombro. Ele é geralmente representado em pé ou sentado em cima de sacos de arroz e costuma estar acompanhado de um ou vários ratos, que estão relacionados com a riqueza escondida do saco que ele carrega. Como Ebisu, ele é uma figura gorda e com grandes orelhas. Ele é tradicionalmente associado com o deus hindu Shiva e o deus budista Mahakala.

Benzaiten (ou Benten


Benzaiten é de origem hindu e o único integrante feminino do grupo. Ela é a deusa do amor, da beleza e da eloquência. Benzaiten é geralmente retratada tocando o biwa, um tipo de alaúde ou guitarra, e montando um dragão com quem ela se casou, de acordo com algumas tradições e, com isso, acabou com os ataques do dragão na ilha de Enoshima. Seu mensageiro especial é uma cobra branca e ela é freqüentemente associada com o mar, onde muitos dos santuários dedicados a ela estão localizados. Para os budistas, ela é a padroeira da riqueza, literatura e música, e ela também é a personificação da feminilidade. Algumas representações de Benzaiten costumam retratá-la com oito braços, onde seis mãos estão estendidas sobre a sua cabeça e seguram um arco, uma flecha, uma roda, uma espada, uma chave e uma joia sagrada, enquanto as outras duas mãos restantes estão unidas em oração.

Bishamonten (ou Bishamon e Tamon


Bishamonten é o deus da guerra, patrono dos guerreiros e protetor dos justos. Ele também detêm  o poder de cura e de banir os demônios que traziam doenças. Ele é retratado usando uma armadura chinesa e empunhando uma lança na mão esquerda. Em sua mão direita ele tem uma miniatura de um pagode (um tipo de edifício japonês) que representa um tesouro.Tradicionalmente, Bishamonten é associado com a divindade hindu/budista Kubera ou Vaisravana. Bishamonten não deve ser confundido com o deus da guerra Hachiman Segundo a crença popular, ter uma figura sua em casa afugenta ladrões e preserva os bens da família.

Fukurokuju 


Fukurokuju possui origem chinesa, mas seu nome japonês significa felicidade (fuku), riqueza (roku) e longevidade (ju). Ele é, portanto, conhecido como o deus da sabedoria e longevidade. Tradicionalmente, ele é considerado como tendo sido  uma vez um mortal e vivido como sábio taoísta e a ele é comumente atribuído o poder de ressuscitar os mortos. Ele é descrito como um homem de baixa estatura, careca e de testa longa, e é normalmente acompanhado de um veado, um grou e às vezes uma tartaruga. Quem ganhar uma estatueta ou pintura de Fukurokuju tende a ficar popular e garante longevidade. Segundo a crença popular, passar a mão em sua careca pode melhorar sua inteligência.

Jurôjin 


Jurôjin também é de origem chinesa e também é um deus da longevidade e da sabedoria. Ele as vezes é considerado um deus da ecologia, pois costuma ser representado com um grou, um veado ou uma tartaruga ao seu lado. Como Fukurokuju, a lenda conta que ele viveu na terra como um sábio taoísta. Ele  é representado como um homem velho com uma barba branca, usando um cocar de um sábio e empunhando um cetro sagrado, no qual está pendurado um pergaminho contendo toda a sabedoria do mundo. Às vezes Jurojin é representado com um pote de saquê e só permite que a morte se aproxime quando a pessoa esta preparada para evoluir espiritualmente.  Segundo a crença popular, apreciar uma pintura de Jurôjin diariamente traz sabedoria e longa vida.


Hotei-Osho (ou somente Hotei


Hotei também é originário da China, e é o deus da economia e filantropia. Geralmente é representado com uma enorme barriga e roupa caindo pelos ombros. Seu abdômen avantajado não simboliza a gula, pelo contrário, é símbolo da satisfação. Conhecido como o "Buda Risonho", Hotei é na verdade a representação de um monge chinês frequentemente encontrado em templos, restaurantes e amuletos. No folclore da China, ele acabou sendo associado a Maitreya. Para os japoneses, o "hara" (ventre) representa o coração e personalidade, portanto seu vasto "hara", representa grandiosidade de espírito. No Ocidente ele é muitas vezes  visto erroneamente como uma representação do Buda Siddhartha Gautama. Segundo a crença popular, esfregar sua barriga traz sorte e contemplar sua figura espanta as preocupações.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Eles aparecem também em um muvie do anime; Ranma1/2

    ResponderExcluir
  2. ADM, em uma anime intitulado Shuumatsu no Valkyrie, os sete deuses da sorte se fundem e formam um outro deus chamado Zerofuku. Esse deus existe ou tem alguma base na mitologia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é original da obra. Li que ele pode ter sido baseado nos Oito Imortais (Ba Xian) mas não sei se é verdade.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby