Image Map

8 de maio de 2014

Pérák, o "Homem Mola" de Praga

۞ ADM Sleipnir




Pérák, o "Homem Mola" de Praga, é um personagem de uma lenda urbana proveniente da cidade de Praga, durante a ocupação Alemã da Tchecoslováquia na Segunda Guerra Mundial. Nas décadas seguintes a guerra, Pérák também foi retratado como um super-herói Tcheco. Sua aparência e comportamento são muito similares ao Spring-Heeled Jack ("Jack calcanhar de mola") das lendas britânicas. A razão para a sua alcunha de Homem Mola era a sua capacidade de saltar por cima de estruturas altas, supostamente com a ajuda de molas ou algum outro dispositivo.

História

Durante os dias mais sombrios da ocupação nazista da Tchecoslováquia , um estranho rumor surgiu na capital: O misterioso Pérák era dito assombrar os becos e telhados da cidade de Praga, atacando soldados nazistas e fugindo logo em seguida.



Alguns relatórios afirmavam que Pérák tinha sido visto pulando de um lado para o outro sobre trens em alta velocidade e até mesmo atravessar o rio Vitava, voando pelo ar "como uma peteca", antes de desaparecer na noite ao som de um assobio agudo e sobrenatural. Grafites anti-nazistas atribuídos à Pérák começaram a surgir por toda a cidade, muitas vezes pintados em pontos destacados, mas aparentemente inacessíveis para pessoas comuns.

Temendo um encontro com o misterioso homem, operários se tornaram relutantes a trabalhar em turnos noturnos, diminuindo assim a produção de munições dos  alemães. Gradualmente, em um ambiente de paranóia e desconfiança da mídia oficial, os rumores transformaram a figura de Pérák em um símbolo da resistência tcheca e de sabotagem contra o regime nazista. Essas histórias se espalharam inexoravelmente através de cidades periféricas e aldeias rurais, ganhando magnitude e força.

Enquanto a maioria das pessoas aceitavam que Pérák era simplesmente uma manifestação do medo tcheco e do ressentimento contra os invasores nazistas - um produto do imaginário coletivo - alguns insistiam que ele era uma pessoa real, talvez um acrobata de circo, um pára-quedista britânico ou agente secreto americano. Ainda haviam outros que acreditavam que ele fosse um fantasma.



Logo após a libertação de Praga pelas forças russas em maio de 1945, os cartunistas tchecos Jiri Brdečka e Jiří Trnka produziram um filme de animação de 14 minutos chamado Pérák a SS ( "Homem Mola e a SS" ). Este filme inovador e surrealista retrata Pérák como um heróico limpador de chaminés vestido de preto, e equipado com sapatos da mola, desafiando tanto a Gestapo quanto um colaborador aleatório de Hitler. A mesma equipe criativa seguiu com uma popular série de quadrinhos de jornal chamada Pérákovi osudy další ("Os Outros Destinos de Pérák").

Conforme as representações de Pérák na cultura pop foram desencorajadas sob o novo regime comunista na Tchecoslováquia, o Homem Mola tornou-se um assunto de curiosidade acadêmica. Em seu estudo no ano de 1960 sobre o caso de Pérák como folclore urbano, o etnógrafo Dr. Miloš Pulec descobriu que uma história sobre um  "fantasma saltitante", pré-datava a ocupação alemã de Praga, estendendo-se, pelo menos, já em 1920 e, possivelmente, originada no século 19 .

Curiosamente, essa tradição foi primeiramente associada a uma série de rumores fraudulentos propagados por sacristões da Igreja Católica Romana, no noroeste da Boêmia. Preocupados com um "surto de ateísmo " entre as comunidades mineiras, alguns sacristões teriam se disfarçado de "demônios saltitantes" , ou até mesmo empregado "lanternas mágicas" com projeções de demônios voadores, de modo a assustar seus paroquianos.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. É o mesmo Jack salto de molas (Jack Spring) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem similar, provavelmente esse mito se originou ou do Spring Heeled Jack ou de outro anterior aos 2.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby