Image Map

1 de maio de 2014

Fachen

۞ ADM Sleipnir

Arte de Y-Ikehara

O Fachen (também Fachan, Fachin ou Peg Leg Jack) é uma bizarra criatura pertencente aos folclores escocês e irlandês, e possuidora de uma aparência tão assustadora que dizem ser capaz de provocar ataques cardíacos em quem o vê. Suas características físicas variam de conto para conto, mas ele é comumente retratado com a metade de um corpo, uma perna, um braço ligado ao torso, um olho e uma juba de penas pretas inseridas na parte superior, além de uma boca enorme. 

Seu habitat natural são as montanhas escocesas, e qualquer ser humano que ousa entrar em seu território, é alvo de sua fúria descontrolada. O Fachen carrega consigo uma corrente enrolada nos braços, e também uma clava ou machado como arma, e conta-se que ele possui uma força tão grande que é capaz de destruir qualquer coisa com facilidade.


Alguns pesquisadores sugerem que, apesar da descrição física do Fachen provavelmente ser um produto de uma imaginação fértil, as bases de sua lenda podem ter surgido após avistamentos de uma criatura real. Uma teoria sugere que uma Moa, uma espécie de ave não voadora já extinta e endêmica da Nova Zelândia, pode ter chegado a ilha da Irlanda, possivelmente escapando de um navio oriundo da Nova Zelândia. 

Uma segunda teoria sugere que a lenda do Fachen pode ter surgido após avistamentos de uma ave grande e predatória, embora os registros fósseis da ilha não suportem esta teoria. Atualmente, a maioria dos investigadores tratam a lenda do Fachen como pura mitologia, e sem nenhuma prova ou evidência para sugerir o contrário, o Fachen permanece enraizado na mitologia irlandesa.

Uma história presente em Popular Tales of the West Highlands, de John Francis Campbell, apresenta um Fachen nomeado Nesnas Mhiccallain, que é derrotado numa corrida pelo herói da história, Murachadh Mac Brian, que viria a tornar-se rei da Irlanda. No livro de Campbell, o Fachen também é conhecido como Direach Ghlinn Eitich, ou o Anão de Glen Etive


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby