Image Map

6 de maio de 2014

Balaur

۞ ADM Sleipnir



O Balaur (plural: Balauri) é uma fantástica e poderosa criatura da mitologia romena, vista como a personificação do mal. A maioria das histórias o descrevem como um dragão com asas de morcego e com várias cabeças, que variam em número de três a doze, mas alguns contos retratam-lo com uma única cabeça ou uma cabeça na frente e outra no final de sua cauda. Muitas vezes, o Balaur foi descrito como uma criatura de proporções épicas, que "planta seus passos na montanha e toca o céu violeta com sua crista elevada. "

Em muitas histórias, os Balauri são descritos como serpentes que sofreram uma transformação após passarem por longos períodos de isolamento subterrâneo. Essas serpentes transformadas em Balauri possuem uma cabeça extra para cada ano que permaneceram em isolamento. Algumas lendas atribuem a eles a habilidade comum aos dragões de cuspir fogo, mas outras atribuem a eles a capacidade de influenciar o tempo e conjurar trovões, relâmpagos e granizo. Ainda mais incomum é sua habilidade de produzir pedras preciosas a partir de sua saliva. Embora ajam de acordo com a sua natureza bestial, em muitos contos os Balauri possuem a capacidade de falar e raciocinar.

Enquanto lendas de dragões aparecem em muitas culturas, os Balauri são distintos do folclore romeno. Como tal, as primeiras histórias sobre eles eram transmitidas através da tradição oral. Somente anos mais tarde esses contos começaram a ser escritos e impressos. Coleções de Mitologia por Petre Ispirescu no século 19 reuniram muitos dos mitos romenos, incluindo os dos balauri, e outros escritores seguiram os passos de Ispirescu, criando  livros sobre várias lendas romenas.



A maioria das histórias envolvendo um Balaur retratam o conflito contra seu inimigo, Făt Frumos, uma espécie de "Príncipe Encantado" romeno. Ele é uma figura heróica, bondosa e bela, e juntamente com os balauri, figuram em muitos contos diferentes. Esses contos possuem várias interpretações seguidas de temas semelhantes, com o Balaur trazendo perigo para a terra e Făt Frumos atuando como defensor do povo. Făt Frumos na maioria das vezes luta para defender a bela donzela que se tornará sua noiva e, geralmente, derrota o Balaur em questão. 

Curiosidades

  • Assim como muitos dragões da mitologia mundial, os Balauri muitas vezes guardam um grande tesouro;
  • Algumas lendas contam que todo aquele que conseguir matar um Balaur terá seus pecados perdoados;
  • Seja intencional ou não, existem alguns elementos cristãos interessantes presentes nas lendas dos balauri, com a serpente do mal, o herói valente, e a noiva escolhida, bem como paralelos com outros contos presentes em várias partes do mundo;
  • Cientistas romenos encontraram no ano de 2009 fósseis pertencentes à um novo tipo de dinossauro, que foi batizado com o nome "Balaur bondoc" , em homenagem ao mítico dragão. Embora fosse relativamente pequeno, o Balaur dinossauro era uma besta poderosa e destrutiva.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Seria incrível ficar frente a frente com tal criatura mitológica
    ( ͡ ͡° ͜ ʖ ͡ ͡°)

    ResponderExcluir
  2. Achei muito boa a primeira imagem, mas eu acho que eu me cagaria todo se eu vise um bicho desse na minha frente

    ResponderExcluir
  3. nossa eu olhei a foto e lembrei do tiamat do caverna do dragão

    ResponderExcluir
  4. nossa muito legal esse dragão, me lembrou senhor dos anéis

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby