Image Map

14 de maio de 2014

Mirmecoleão

۞ ADM Sleipnir



Um mirmecoleão (ou formiga-leão e formicaleão) é uma criatura quimérica resultante do cruzamento entre um leão e uma formiga. As verdadeiras origens do mirmecoleão são bastante obscuras. Apesar do seu nome possuir raízes gregas (Myrmex - formiga e  leon - leão), a primeira menção conhecida do mirmecoleão está registrada em bestiários medievais da antiguidade. No entanto, mesmo estes parecem ter apenas uma compreensão rudimentar dessa interessante e enigmática quimera.

A lenda sobre o mirmecoleão pode ter se originado da tradução errada de uma palavra na versão Septuaginta do Velho Testamento bíblico, do livro de Jó (4:11). A palavra em hebraico é lajisch, uma palavra incomum para o leão, que em outras traduções da obra é processado como leão ou tigre; na Septuaginta é traduzido como mermecolion, formiga-leão. 


Existem duas versões de mirmecoleão. Em uma versão, ele tem o corpo e tamanho de um leão normal e a cabeça de uma formiga, e em outra versão ele possui o corpo e tamanho de uma formiga, mas a cabeça é de leão. O mirmecoleão combina as capacidades e características de ambos, leão e formiga. No entanto, a distribuição dessas características varia. Independentemente da sua dimensão, cada mirmecoleão é capaz de se comunicar com insetos e felinos. Eles também podem subir paredes e outras superfícies. Além disso, eles podem secretar veneno de seus ferrões assim como as formigas normais (porém a dor é equivalente a mil formigas ardendo simultaneamente). Alguns têm dentes de leão, enquanto outros têm mandíbulas de formiga e, ocasionalmente, há raças que têm ambas as mandíbulas de formigas e dentes de leão. Além disso, alguns possuem a força de um leão, enquanto outros ganham força proporcional a uma formiga (capaz de levantar até 150 vezes seu próprio peso corporal). Alguns "mirmecoleões-fêmea" podem colocar ovos, enquanto outros só podem dar à luz, e outros são capazes de alternar entre os dois tipos diferentes de nascimentos.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. Esse bicho é fruto do álcool, essa é umas das criaturas mais bizarras que já vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um ser, que foi manipulado geneticamente: uma aberração genética?

      Excluir
  2. É o bichinho de estimação do maloqueiro popeyer

    ResponderExcluir
  3. Em um anime de Massami Kurumada chamado de BT-X existe uma criatura mecanica que é inspirada no mirmeleão e serve de montaria para um antagonista que fala sobre possuir a ferocidade de um leão e a determinação de uma formiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço este anime mas nunca assisti. Interessante referência! Obrigado por compartilhar conosco!

      Excluir
  4. Queria saber como ocorre esse cruzamento

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby