15 de fevereiro de 2016

Os Deuses de Game of Thrones: Parte 1

۞ ADM Sleipnir



No mundo onde se passa a história de Game of Thrones, existem vários povos e, portanto, várias crenças diferentes, com várias divindades sendo cultuadas. Como fã da série e dos livros, não poderia deixar de trazer o assunto ao blog. Trago nesta série de postagens, uma lista contendo os deuses citados até o momento em toda a saga.

Aviso que existem pequenos spoilers dos livros nessa postagem. 

Os Antigos

Os Antigos são deuses que segundo lendas, viveram em cidades subterrâneas em ruínas da ilha de Leng,é uma ilha do Mar de Jade, no litoral sul de Essos. 

Aquan

Aquan, também conhecido o Touro Negro é um deus, cujo um templo em honra a ele está construído na Ilha dos Deuses de Bravos. Em todo décimo terceiro dia, um bezerro é sacrificado em seu nome e tigelas de sangue são oferecidas aos mendigos.

Bakkalon 

É um deus também conhecido como a "Criança Pálida". Existe uma estátua em sua honra dentro da Casa do Preto e do Branco, e é comumente visitada por soldados. Tyrion Lannister fala sobre a Criança Pálida durante o Segundo Cerco de Meereen e comenta que deve ser um equivalente do Estranho.

Boash

Boash, o Deus Cego é uma divindade que já foi venerada pelo povo valiriano e a maior e mais importante religião de Lorath. Seus seguidores não comem carne, não bebem vinho, e caminham descalços. Seus sacerdotes são eunucos que usam capuzes sem olhos em honra do deus, pois só na escuridão, acreditavam eles, seria permitindo-lhes ver as "verdades superiores" da criação que se ocultava por trás das ilusões do mundo material.



Eles também acreditavam que toda a vida é sagrada e eterna e na igualdade entre homens e mulheres, senhores e camponeses, ricos e pobres, escravos e mestres, e até mesmo a do homem e besta. Todas são igualmente dignos, todas as criaturas do mundo. Outra parte essencial de sua doutrina era a abnegação extrema de si mesmo, pois somente libertando-se da vaidade, os homens teriam a esperança de se tornar uma divindade.


Cabra Preta de Qohor

A Cabra Preta ou Negra de Qohor é um deus da Cidade Livre de Qohor. Os homens sem rosto consideram ela como uma das faces do Deus de Muitas Faces. Ela é representada na bandeira dos Bravos Companheiros, uma companhia de mercenários liderada por Vargo Hoat e também nas moedas de Qohor. Sacrifícios de sangue devem ser feitos a este deus diariamente.

Deus Afogado



O Deus Afogado é uma divindade do mar adorada exclusivamente pelos Homens de Ferro em Westeros. A religião do deus afogado é antiga, remonta a antes da invasão dos Ândalos. Os Ândalos que invadiram as Ilhas de Ferro se converteram à religião local, em vez de suplantá-lo com os Sete fizeram no sul do Westeros. Os seguidores da religião apoiam a cultura naval pirata dos Homens de Ferro. Eles acreditam que o deus afogado os criou para assolar, estuprar e esculpir reinos. Acredita-se que o deus afogado trouxe uma chama proveniente do mar e navegou o mundo a ferro e fogo. O eterno inimigo do deus afogado é chamado de Deus Tempestade.

Afogamento e ressurreição tem um lugar de destaque nas orações e rituais da religião. O afogamento é o método tradicional de execução para os homens de ferro, mas também é considerado um ato sagrado e, os mais fiéis não tem medo dele. Recém-nascidos são "afogados" logo após o nascimento, sendo submersos ou ungidos com água salgada.

Clérigos, chamados Homens Afogados, são verdadeiramente afogados pela segunda vez e trazidos de volta à vida com uma forma tosca de ressurreição cardiopulmonar. Os homens afogados usam túnicas grosseiras manchadas de verde, cinza e azul. Eles carregam troncos como porretes para uso em batalha, e cantis de pele com água salgada para rituais. A oração comum é: "O que está morto não pode morrer, mas volta a erguer-se, mais duro e mais forte." 

Deus de Muitas Faces


O Deus de Muitas Faces, também conhecido como O de Muitas Faces, é uma divindade adorada pelos Homens Sem Rosto, uma guilda de assassinos estabelecida na Cidade Livre de Bravos. O fundador dos Homens Sem Rosto acreditava que toda a diversa população escrava de Valíria orou por libertação para o mesmo deus da morte, apenas em diferentes encarnações. Assim, em Qohor, o Deus de Muitas Faces é chamado o Bode Preto; em Yi Ti, o Leão da Noite e na Fé dos Sete, o Estranho.


Essa crença de um deus único, com muitas encarnações ou "faces" passou a ser refletida na Guilda da Casa do Preto e Branco, que contém um santuário público com estátuas de muitos deuses da morte, incluindo o Estranho da Fé dos Sete.



Os adoradores do Deus de Muitas Faces acreditam que a morte é um fim misericordioso para o sofrimento. Por um preço, a Guilda vai conceder o "presente" da morte para qualquer pessoa no mundo, considerando-se o assassinato sagrado para seu deus. No templo da Guilda, aqueles que buscam um fim ao sofrimento podem beber de um copo preto, que concede uma morte indolor. À medida que os homens sem rosto abandonam suas identidades para o serviço do de Muitas Faces, eles só assassinam alvos que tenham sido contratados para matar e não podem escolher quem é digno do "presente" por si mesmos.

Deus Silencioso 

O Deus Silencioso é uma divindade honrada em Bravos. Seu templo, as Pedras do Deus Silencioso encontra-se na Ilha dos Deuses.

Deus Tempestade 

O Deus Tempestade é um deus dos homens de ferro. Ele é o eterno inimigo do Deus Afogado. Ele vive em um salão nas nuvens e os corvos são seus mensageiros. Há quem diga que foi a ira do Deus Tempestade que tirou Balon Greyjoy de sua torre para atraí-lo à sua morte .

Deuses Antigos (Old Gods) 

Os Deuses antigos são espíritos da natureza, incontáveis e sem nome, que são principalmente adorados no Norte embora ainda haja adeptos dessa religião nas regiões do sul. Foram primeiramente adorados pelos crianças da floresta, mas os Primeiros Homens se afastaram das suas crenças anteriores em favor dos espíritos adorados pelas crianças.

Quando os Ândalos (que vieram do leste) conquistaram o sul de Westeros, eles trouxeram com eles a sua Fé dos Sete (fé nos Sete deuses). Os espíritos foram então apelidados de Deuses Antigos e a prática do seu culto tornou-se limitada ao norte de Westeros.

A religião dos Deuses Antigos não tem organização, clero, nem movimentos evangélicos ou os textos sagrados, mas algumas tradições são passadas adiante por seus seguidores. Várias ações, tais como o incesto e o fratricídio, são consideradas ofensivas aos deuses.

Existem bosques sagrados, onde crescem "árvores divinas" chamadas árvores coração. Essas árvores possuem protuberâncias que se assemelham a rostos e olhos esculpidos por onde escorre seiva vermelha. As orações, juramentos e os casamentos são muitas vezes realizadas na floresta sagrada. Acredita-se que os rostos foram esculpidos nas árvores coração pelos Filhos da Floresta, mas o seu significado ou propósito não é completamente compreendido pelos homens.

Antigamente todas as casas nobres tinham um floresta divina com uma árvore de coração em seu centro, mas muitas famílias deixaram de seguir os deuses antigos e converteram suas florestas divinas em jardins seculares. Eddard Stark acredita na floresta divina e frequentemente faz orações aos deuses antigos, assim como Jon Snow.




Donzela Pálida

A Donzela Pálida é uma deusa, cuja estátua em honra a ela está dentro da Casa do Preto e do Branco. Ela é comumente visitada por marinheiros.

Donzela-Feita-de-Luz

A Donzela-Feita-de-Luz é uma divindade honrada em Yi Ti. Segundo uma lenda, ela e o Leão da Noite tiveram um filho, esse filho foi o Deus-na-Terra que unificou o Grande Império da Aurora e seus filhos como Imperadores, depois dele.

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. Gostei. Acredito que vcs vão deixar para escrever em detalhes os deuses mais influentes da saga como os sete e o senhor do fogo na segunda parte. E estou ansioso para ler sobre eles. Principalmente se rolar uma analise das referencias que o Martin pode ter usado na concepção desses deuses.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post, muito interessante. GOT se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o primeiro livro. Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja, sou fã das series, por que eu gosto do suspense de esperar um novo capitulo ou temporada e estou super emocionada com este novo lançamento, principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby