Image Map

12 de fevereiro de 2016

Thrud

۞ ADM Sleipnir

Arte de Yasen Stoilov

Thrud (em nórdico antigo Þrúðr, sign. lit. "força") é na mitologia nórdica uma dentre os filhos dos deuses Thor e Sif. Ela é uma figura bastante obscura, e tudo que que se sabe sobre ela hoje em dia é derivado de antigos kenningar (metáforas usadas por antigos escritores para substituir nomes ou substantivos, erroneamente chamados de kennings) nórdicos. Por exemplo, no Skáldskaparmál (segunda parte da Edda em prosa de Snorri Sturluson), Thor é referido pelo autor através do kenning "pai de Thrud" Já no Ragnarsdrápa de Bragi Boddason, o jotun Hrungnir é chamado de "ladrão de Thrud", embora não haja referência direta da participação dela no mito do mesmo em qualquer outra fonte.

Alguns acreditam que ela era uma das Valquírias, devido ao fato de seu nome aparecer listado numa lista de valquírias que serviam os einherjar em Valhala (Grímnismál, verso 36), porém não existe nada que confirme que elas são a mesma pessoa.

  

A filha sem nome de Thor no Alvíssmál

Alvíssmál ("A Balada de Alvis"),é um poema presente na Edda Poética  (leia-o AQUIque relata uma conversação entre Thor e o anão Alvis ("conhecedor de tudo"). Alvis vem a Thor reivindicar a filha do deus como sua noiva. Essa filha, que não é nomeada no poema, é creditada por muitos como se tratando de Thrud. 

Aparentemente, ela havia sido prometida ao anão anteriormente, porém Thor recusa cumprir tal promessa, alegando que ele não estava em casa quando a mesma foi feita. No entanto, ele indica que irá concordar com a reivindicação de Alvis se ele puder responder a todas as perguntas realizadas pelo deus. O resto do poema é, principalmente, uma lista dos nomes, pois Alvíis consegue responder a todos os questionamentos do deus do trovão, utilizando sinônimos como respostas. Mas, finalmente, o sol surge e Alvis, sendo um anão, se transforma em uma pedra quando os raios da estrela o atingem.


fontes:
  • Norse Mythology: A Guide to the Gods, Heroes, Rituals, and Beliefs, de John Lindow;
  • Norse Mythology A to Z, 3° edição, de Kathleen N. Daly.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby