Image Map

23 de janeiro de 2019

Borr

۞ ADM Sleipnir



Borr (também Bor, BörBurr ou Bur"filho" em nórdico antigo) é um dos primeiros deuses da mitologia nórdica. Filho de Buri, o deus surgido do gelo lambido por três dias pela vaca primordial Audumbla, Borr uniu-se a giganta Bestla e com ela, foi pai dos deuses Odin, Vili e Ve

Borr é mencionado no Gylfaginning, primeira parte da Edda em prosa de Snorri Sturluson, e também no Völuspá, primeiro poema da Edda Poética. Fora essas menções, praticamente nada se sabe sobre esse deus. Muitos mitólogos dizem que ele era um deus na forma de um humano, outros o descrevem como um gigante. 

Na cultura popular, Borr aparece como personagem nas histórias em quadrinhos da Marvel, como avô de Thor Odinson. Manipulado por Loki, Borr enfrenta o deus do trovão em uma batalha cataclísmica onde o mesmo acaba sendo morto. Borr também aparece no início do filme Thor: O Mundo Sombrio, onde derrota o vilão Malekith durante a primeira batalha de Svartalfheim.

Borr em sua versão HQ e em sua versão cinemática.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. AEEEEEE, Slei, valeu pela postagem. Tava querendo muito um post sobre o Bor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! É uma pena não ter mais nada sobre ele, mas não podia faltar na galeria.

      Excluir
  2. Por onde andam Buri,Borr e Audumbla? Bestla se sabe o que aconteceu, a não ser que você tenha usado uma fonte incorreta no seu artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem de Bestla estava incorreta, inclusive a corrigi ontem incluindo fontes. Nenhum desses seres primordiais, incluindo Audumbla, se sabe o destino. Teoriza-se que Bor, Buri, Bestla e os demais gigantes morreram na inundação causada pelo sangue de Ymir, já que é sabido que somente Bergelmir e sua esposa sobreviveram ao mesmo e se tornaram os progenitores da nova geração de gigantes de gelo.

      Excluir
  3. Sabe me disser se Buri é um ser não binário, ou até hermafrodita ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu sei sobre Buri é que não há menções sobre ele ter uma esposa ou consorte. Ele teria gerado Bor sozinho, ou segundo teorias, se relacionando com a natureza.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby