Image Map

19 de março de 2021

Vodyanoi

۞ ADM Sleipnir

Arte de Margarita Rudenko

Vodyanoi (ou Vodianoi, Vodyanoy, Vodianyk, Vodanoj, Vodenjak) é uma classe de malignos espíritos aquáticos pertencentes à mitologia e folclore eslavo. Eles habitam as profundezas de rios, lagoas, lagos e outros corpos d'água, mas o seu habitat mais comum são lagoas próximas à moinhos. Sua moradia nesses locais costumam variar conforme  a versão das lendas, de simples casas feitas de troncos e areia à palácios de cristal decorados com ouro e prata (recolhidos de embarcações naufragadas) e iluminados por uma pedra mágica que dizem brilhar mais forte que o sol. 

Vodyanoi descansam durante o dia e saem ao entardecer espirrando água com as patas, fazendo um barulho que pode ser ouvido à grandes distâncias. Eles odeiam os humanos e se escondem na água após o pôr do sol, atraindo e arrastando os incautos para dentro d'água assim que surge uma oportunidade. Aqueles que eles afogam se tornam seus escravos, ou no caso de mulheres, suas  esposas. Os Vodyanoi são fracos quando estão em terra firme, mas dentro da água se tornam virtualmente invencíveis. Eles não gostam de sair da água além da margem ou da roda do moinho; alguns se recusam a emergir da água além da cintura.


Os Vodyanoi são espíritos tidos como sendo bastante caprichosos, atacando principalmente aqueles que de alguma forma os irritaram ou insultaram. Eles só não são hostis aos moleiros e pescadores, devido à sua afinidade com a água. Os moleiros costumam depositar pão, sal, vodca, porcas pretas e cabeças de carneiro na beira da água como oferendas aos Vodyanoi e oferecem galos pretos a eles ao construir um novo moinho. Dizem que alguns moleiros se dão tão bem com os Vodyanoi locais que jantam com eles todas as noites e são capazes de comandá-los. Os pescadores, por outro lado, jogam manteiga ou tabaco na água, ou lhe oferecem a primeira de suas capturas. Se o Vodyanoi ficar satisfeito com a oferta, ele próprio irá colocar peixes na rede de um pescador. Por fim, apicultores também mantém boas relações com os Vodyanoi, oferecendo-lhe mel e cera, e em troca eles evitam que a umidade prejudique as colmeias.

Os Vodyanoi vêem as represas como um insulto e irão destruí-las para manter a água fluindo. Algumas histórias afirmam que em locais onde as represas são construídas, têm-se a tradição de todos os anos afogar um bêbado no local como oferenda aos Vodyanoi para que deixem-na intacta. Outro sacrifício aceito é o de um cavalo, jogando-o no rio com as pernas amarradas à uma pedra para que afunde mais rápido. Outra coisa que ofende um  Vodyanoi é tentar recuperar o corpo de alguém que morreu afogado, pois eles o consideram como sendo  sua propriedade. Hematomas e marcas encontradas nesses corpos costumam ser vistos como cicatrizes de uma luta contra um Vodyanoi. 

Arte de Wezyk

De acordo com algumas histórias, os Vodyanoi às vezes atuam como tricksters, pregando peças em pescadores e em transeuntes próximos ao seu habitat. Eles também gostam de montar em gados e fazê-los correr até morrerem de exaustão.

Como acontece com outros espíritos malignos, um Vodyanoi pode ser exorcizado. Inclusive em algumas áreas eles são indistinguíveis do diabo. Para evitar ser vítima de um Vodyanoi, algumas regras devem ser respeitadas, incluindo não tomar banho após o pôr do sol e em algumas datas especias. Outra recomendação é nunca entrar na água sem usar um crucifixo no pescoço. 

Aparência

Vodyanoi possuem inúmeras descrições sobre sua aparência, geralmente variando de acordo com a região onde as lendas sobre eles são contadas. Podem ter uma aparência quase humana, possuindo grandes patas, chifres, cauda e olhos como carvão em brasa; podem ser descritos como homens enormes cobertos de grama e musgo, cobertos por uma pelagem branca e desgrenhada ou por escamas; podem ser pretos com enormes olhos vermelhos e um nariz comprido, ou azulados, viscosos, inchados e coroados com juncos. 


Às vezes aparecem na forma de um humano completo, como um velho com cabelos verdes e barba branca, como um camponês de barba branca e vestindo uma camisa vermelha, como uma mulher nua e de seios enormes sentada sobre um tronco ou pedra e penteando seus cabelos molhados, ou na forma de crianças. Quando em forma humana, um Vodyanoi pode ser identificado pelas pegadas molhadas que deixa ao andar em terra firma, ou pela água que escorre de seu corpo. De acordo com algumas histórias, os Vodyanoi são imortais, porém envelhecem e são rejuvenescidos conforme as fases da lua. 

Um Vodyanoi pode ainda ser metade peixe e metade humano, ou aparecer como um enorme peixe coberto de musgo, um cisne ou até mesmo um buquê de flores vermelhas boiando na água. Em Smolensk, na Rússia, um Vodyanoi é descrito como sendo corcunda e tendo patas e cauda de vaca, enquanto em Vologda é um tronco com pequenas asas voando sobre a água. 

Nomes

O termo Vodyanoi costuma ser usado para se referir a classe no plural ou no singular, porém existem vários outros nomes pelos quais esses espíritos são conhecidos, como Deduska Vodyanoy ("Avô das águas"), Vodianoi-chert ("demônio da água"), Topielec (na Polônia), Vadzianik (na Bielorússia), Vodeni Moz (na Eslovênia) e Vodnik (na República Tcheca). A fêmea Vodyanoi também é conhecida como Vodianikha, embora Rusalki ou mulheres afogadas também sejam tomadas como esposas.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby