Image Map

5 de fevereiro de 2020

Antero Vipunen

۞ ADM Sleipnir



Antero Vipunen (também Antero Wipunen ou Wipanen) é um gigante oriundo da mitologia finlandesa, mencionado na canção dezessete do Kalevala, a saga nacional da Finlândia, compilado e escrito no século XIX por Elias Lonnrot. Ele era tão grande que usou a terra como cobertor quando ele se deitou no submundo, Tuonela, para dormir. Ao longo do tempo árvores e vegetação cresceram nele e em seu sono ele absorveu os segredos da natureza.

Antero Vipunen é conhecedor de todos os segredos da terra, incluindo seu folclore, magia e canções. Ele era renomado em todo o país por sua sabedoria, apesar de ter a reputação de ser um devorador de homens.




Participação no Kalevala

Certa vez o deus-herói Väinämöinen começou a construir um barco, o qual usaria para chegar em Pohjola, a Terra do Norte. Ele tinha conseguido com o deus Tapio quase toda a madeira necessária para terminar o mesmo, porém a magia que ele estava usando para construí-lo estava incompleta, faltando 3 luotes (palavras mágicas). Depois de procurar em vão as palavras entre pássaros e animais, Väinämöinen viajou para Tuonela, a terra dos mortos. Lá, ele ficou sabendo que as palavras mágicas que ele tanto precisava estavam sob a posse do gigante Antero Vipunen, e Väinämöinen foi procurá-lo.

Arte de Tero Porthan
Ao encontrar Antero Vipunen, Väinämöinen logo se propôs a acordá-lo de seu longo sono no subsolo. Ele abriu a boca do gigante tentando força-lo a falar, mas acabou escorregando e caindo dentro dela, indo parar no estômago. Não desejando permanecer dentro do gigante, Väinämöinen construiu uma forja em seu interior, e começou a bater com seu martelo, causando uma intensa dor nele. Väinämöinen exigiu de Antero Vipunen as palavras mágicas que precisava como pagamento pela parada da forja, e o gigante as forneceu. Com elas, Väinämöinen completou sua magia e assim pode terminar seu barco.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby