Image Map

3 de fevereiro de 2020

۞ ADM Sleipnir



é o personagem principal do Livro de Jó na Bíblia. Na literatura rabínica, Jó é chamado de um dos profetas dos gentios. No Islã, Jó também é considerado um profeta. Jó é apresentado como um homem de família bom e próspero, e a Bíblia indica que a sua prosperidade e a boa sorte geral são uma recompensa por sua bondade e crença em Yahweh (nome em hebraico do Deus bíblico). No entanto, em uma reunião entre Yahweh e seus conselheiros celestes, Satanás questiona a fé de Jó, alegando que ele só era fiel por causa das muitas bênçãos que desfruta. Satanás também sugere que se Jó sofresse algum infortúnio, ele amaldiçoaria Yahweh tão prontamente como agora o louva. Satanás desafia Yahweh a testar a fé de Jó, e o mesmo aceita o desafio.


Com a permissão de Yahweh, Satanás inflige inúmeros e terríveis infortúnios em Jó. Ele mata os filhos de Jó e faz com que ele perca toda a sua riqueza, porém a crença de Jó na bondade de Yahweh permanece inabalável. Esta demonstração de fé não convence Satanás, que diz que a dor física e o sofrimento fariam com que Jó abandonasse sua crença. Assim, Satanás faz com que Jó seja afligido com furúnculos dolorosos em todo o seu corpo, e ainda assim a sua fé permanece firme.

Neste ponto, três amigos visitam Jó, supostamente para consolá-lo explicando por que Yahweh estaria fazendo com que ele sofra. Eles sugerem que Jó deveria ter cometido algum pecado, pois Yahweh só castiga os ímpios. Sabendo que era um homem justo, Jó se recusa a aceitar seus argumentos. Finalmente, Jó pede a Yahweh que acabe com o seu sofrimento e pede-lhe que explique por que está atormentando um bom homem. 



Por fim, Yahweh aparece diante de Jó em toda a sua glória, dominando-o com sua magnificência. Ele passa a questionar Jó sobre os mistérios do universo. Quando Jó não consegue lhe responder, Yahweh lhe pergunta como ele esperava entender a vontade do Todo-Poderoso se ele não podia explicar o funcionamento da natureza. Jó aceita essa resposta e renova sua fé em Yahweh, que o recompensa restaurando sua saúde e prosperidade.

No final, Yahweh não oferece nenhuma resposta à questão de por que os inocentes deveriam sofrer. Em vez disso, o Livro de Jó entrega a mensagem de que é preciso acreditar na bondade de Yahweh, mesmo diante de punições aparentemente injustas.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Só um detalhe, Yahweh não infligiu nenhum infortúnio a Jó, Ele permitiu a Satanás agir, ordenando-lhe apenas que não matasse a Jó, logo foi Satanás quem infligiu os danos a Jó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, verifiquei a passagem bíblica e procede, vou consertar esse trecho. Obrigado.

      Excluir
  2. De qualquer jeito foi crueldade... Ele perdeu toda a família e ficou por isso mesmo...

    ResponderExcluir
  3. A história vem do job babilônico

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby