Image Map

31 de agosto de 2020

Youaltepuztli

۞ ADM Sleipnir

Arte de Daniel Parada

Youaltepuztli ("machado noturno" na lingua nauátle; também Yohualtepuztli) é uma misteriosa entidade de origem asteca, dita espreitar as florestas em torno de Tenochtitlán. Produzindo um som semelhante ao de um machado golpeando uma árvore, Youaltepztli atraia curiosos até ele. De acordo com histórias narradas por antigos sábios nahua, era um mau presságio, pois Tezcatlipoca, deus da noite e da guerra, usava Youaltepuztli para assustar e zombar dos humanos, apenas por diversão.

Se alguém ousasse sair em busca do som, acabaria se deparando com uma assustadora e terrível figura de silhueta humana, porém sem cabeça e com o peito aberto e com o coração exposto. Além disso, o ser emana um cheiro insuportável, como o de um cadáver em decomposição. 

Arte de TickleMeCthulhu

Após se deparar com Youaltepuztli, a pessoa tinha apenas duas opções: fugir do local ou então enfrentá-lo. Se fugisse, Tezcatlipoca a consideraria uma covarde, então a atormentaria e a provocaria por muito tempo, até que ficasse entediado. Caso contrário, se a pessoa enfrentasse e derrotasse Youaltepuztli, Tezcatlipoca lhe ofereceria um punhado de espinhos de agave. Os espinhos de agave simbolizavam fortuna, fama e glória em uma guerra futura, e quanto mais espinhos a pessoa recebesse, maior a fortuna e glória que esta iria obter.

Se por acaso a pessoa não tivesse mais condições de lutar, ela poderia tentar arrancar o coração do peito de Youaltepuztli e fugir do local, embrulhando-o e o guardando até o amanhecer. Esta última opção, porém, era uma faca de dois gumes. Ao amanhecer, se o coração se convertesse em espinhos de agave, a pessoa obteria fortuna e glória, porém se o coração se convertesse em carvão, miséria e desgraça cairiam sobre a mesma. Dizem que o resultado da conversão depende da índole da pessoa.

Cultura Popular

No mangá Saint Seiya: The Lost Canvas Gaiden 2 - Escorpião, aparece o personagem Nahuapilli de Youaltepuztli, um guerreiro jaguar servo de Wesda, sacerdote do deus Tezcatlipoca.



fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Não conhecia esse mito e não imaginava que ele aparece em Saint Seiya.

    ResponderExcluir
  2. Então fingir que não viu não é uma opção né? Ou luta ou foge... Mas acho que eu tentaria arrancar o coração dele.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, se eu visse um desses eu provavelmente teria um piripaque. Minha primeira reação seria fugir, mas sabendo o problema que isso ia dar eu iria tentar lutar. Mas seria uma luta tudo-ou-nada, porquê eu não acho que conseguiria arrancar o coração dele mesmo que eu quisesse.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby