Image Map

26 de outubro de 2020

Daligmata

۞ ADM Sleipnir

Arte de Ariel Manalo Cabral

Daligmata ("visão rápida" na língua manobo) é uma criatura ou espírito pertencente ao folclore filipino, em especial no arquipélago das Visayas, na região Bicol e na cultura Manobo. Ela é descrita como uma espécie de animal quadrúpede com o corpo coberto por inúmeros olhos brilhantes. Daligmata é tido como um espírito gentil e benévolo, e que pode ajudar as pessoas a encontrarem algo que tenham perdido. Um babaylan (uma espécie de xamã filipino) pode usar um Daligmata como um assistente na recuperação de almas perdidas, através de uma cerimônia conhecida como gudguden. 

De acordo com o folclore e as crenças locais, acredita-se que as almas de pessoas com doenças terminais foram roubadas por algum espírito maligno e por causa disso elas estão à beira da morte. O babaylan então entra em transe e visita o mundo espiritual, onde o Daligmata vive, e o ordena que recupere a alma do doente, passando-lhe também todas as informações para que o Daligmata saiba qual alma deve recuperar. Uma vez que o Daligmata recupera a alma do enfermo, ele e o babaylan devolvem a alma ao corpo do mesmo, curando-o.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Realmente não devemos julgar nada pela aparência

    ResponderExcluir
  2. Tem alguma explicação para o Daligmata ter olhos brilhantes pelo corpo? Esse aspecto me lembrou o boitatá do folclore brasileiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei nenhuma informação específica sobre isso.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby