31 de janeiro de 2024

Alastor

۞ ADM Sleipnir

Arte de Elijuh Jaye

Alastor (grego Αλαστωρ, "espírito vingador") é um nome que, na mitologia grega, refere-se a várias figuras. A principal delas era o espírito personificado (daimon) da rivalidade familiar – a imposição de vingança às gerações mais jovens pelos crimes de seus antepassados. Ele era relacionado às Erínias, as deusas da vingança e retribuição, mas a vingança presidida por Alastor era dirigida contra a família do assassino e não contra o próprio assassino. 


Outras ocorrências do nome

Epiteto de Zeus

Alastor também era um epíteto de Zeus em seu papel como vingador, de acordo com o gramático Hesíquio de Alexandria (vivido por volta do séc V ou VI) e a obra Etymologicum Magnum, cujo autor é desconhecido.

Mortais

Pelo menos três mortais compartilham do mesmo nome. O primeiro foi um príncipe de Pilos e filho do rei Neleu e de Cloris, filha de Anfião. Quando Héracles tomou Pilos, ele matou Alastor e seus irmãos, com exceção de Nestor que se tornaria rei no futuro.  O segundo foi um soldado, também da cidade de Pilos, que lutou sob o comando de Nestor durante a Guerra de Tróia. O terceiro Alastor foi um guerreiro lício que foi companheiro de Sarpedão. Ele lutou na Guerra de Tróia e foi morto durante a batalha pelo herói grego Odisseu.

Cavalo de Hades

Segundo o escritor romano Claudiano (370-440) em sua obra De Raptu Proserpinae ("O Estupro de Prosérpina"), Alastor era o nome de um dos quatro cavalos que puxam a carruagem de Hades (como curiosidade, os outros chamam-se Orfaneu, Nicteu e Eton).

O Rapto de Proserpina, de Christoph Schwartz

Demonologia

O nome Alastor foi posteriormente incorporado à demonologia cristã como um demônio específico. Nesta versão, Alastor também executa a vingança pelos crimes dos pais contra os filhos. Ele também tenta mortais a cometerem assassinatos. De acordo com o Dictionnaire Infernal de Jacques de Plancy, Alastor é o executor de decretos no tribunal de justiça de Lúcifer. Mesmo entre os demônios do inferno, diz-se que ele é excepcionalmente cruel e severo. Em seu Livro da Magia e dos Grandes Pactos (1910), Arthur Edward Waite (1857- 1942) descreve Alastor como o 'Comissário de Obras Públicas do Inferno".

Ilustração de Alastor no Dictionnaire infernal


Cultura Popular

Alastor é frequentemente referido na cultura popular. Nos games, ele aparece nas franquias Devil May Cry (DMC1), Castlevania (Aria of Sorrow e Portrait of Ruin), Viewtiful JoeTitan Quest.

No anime e mangá Shakugan no ShanaAlastor é o Senhor Carmesim a quem Shana está vinculada. Seu verdadeiro nome é "Chama do Céu" (天壌の劫火 Tenjō no Gōka) e ele é o Deus da Retribuição (天罰神Tenbatsushin), um Deus do Reino Carmesim que governa o julgamento e a condenação. Muito temido, Alastor é o mais forte de todos os Lordes Carmesim.

Em Hazbin Hotel (Amazon), Alastor é conhecido como o Demônio do Rádio, sendo um dos mais poderosos demônios do Inferno.

Arte de Vanessa Romeo

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby