22 de janeiro de 2024

Meret

۞ ADM Sleipnir

Arte de Galgannet

Meret ("A Amada", também escrito Mert ou Merit) é na mitologia egípcia uma deusa associada a alegria, principalmente aquela obtida através do canto e da dança. Ela era geralmente retratada como uma mulher com cabelos longos, com os braços levantados no ato de bater palmas ou de se alegrar, tocando vários instrumentos musicais e usando um cocar de flor de lótus . Ela às vezes tinha uma tigela de oferendas ou um vaso Nemset nas mãos e era especialmente associada à harpa.


Meret era uma esposa simbólica ocasionalmente atribuída ao deus do Nilo, Hapi. Nesse papel, ela geralmente era representada com as mesmas associações de Hapi, usando na cabeça ou a flor de lótus azul para o Alto Egito, ou a planta de papiro para o Baixo Egito. Entre as classes mais baixas, onde o nacionalismo era menos importante do que uma colheita bem-sucedida, Meret era considerada mais fortemente como a esposa de Hapi do que as protetoras do Baixo e Alto Egito (Wadjet e Nekhbet), que eram mais comumente consideradas suas esposas nas classes mais altas. 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby