28 de março de 2013

Tupã

۞ ADM Sleipnir



Tupã (também chamado Tupa,Tupave ou Tenondé) é o nome do deus supremo no mito da criação Guarani. Tupã é também a palavra em guarani que significa "deus" e em tupi significa "trovão". Tupã é considerado o criador do universo, e, mais especificamente, o criador da luz. Sua residência é o Sol.

Personalidade

Tupã é um deus benevolente e misericordioso. No entanto, em muitas histórias, ele se assemelha ao deus grego Zeus, famoso por seus muitos casos extra-conjugais, gerando muitos filhos ilegítimos

Tupã e Arasy aconselharam os seres humanos a se reproduzirem e viverem em paz e amor. Tupã criou os espíritos do bem e do mal, Angatupyry e Tau, e os deixou na terra para guiarem as pessoas para um dos 2 caminhos. Após isso, ele retornou aos céus.


Mitos


Casamento

Antes da criação da raça humana, Tupã casou com Arasy, deusa mãe do céu, cuja casa era a lua. Tupã e Arasy se conheceram através de uma constelação de estrelas, e levou anos para encontrarem um ao outro. De acordo com o mito, Tupã e Arasy desceram sobre a Terra um dia após seu casamento, e juntos eles criaram os rios e os mares, as florestas, as estrelas e todos os seres vivos do universo. Diz-se que o local em que estavam criando essas coisas estava no topo de uma colina em Areguá, uma pequena cidade no Paraguai, perto da capital Assunção.

Criação da raça humana

Após a criação de todas as coisas na terra, Tupã decidiu iniciar a criação do primeiro casal humano sobre a terra. Para sua criação, Tupã usou uma mistura de argila, suco extraído da erva-mate, o sangue do tuju, as folhas de vários tipos de plantas, e, finalmente, uma centopéia. Ele fez uma pasta desta mistura, usando as águas de uma nascente próxima, que se tornaria o Lago Ypacaraí. A partir desta pasta, Tupã criou um par de estátuas à sua imagem, e deixou-os no sol para secarem e encherem de vida. Os seres humanos recém-criados foram colocados na frente dos deuses, e a mulher foi nomeada Sypave (literalmente "mãe do povo") por Arasy, e o homem foi nomeado Rupave (literalmente "pai do povo") por Tupã.



Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, fique a vontade e deixe seu comentário nas postagens, pois ele é o nosso maior incentivo!

4 comentários:

  1. Um deus rippie kkkkk
    Interessante esse post ^^

    ResponderExcluir
  2. mano siseramente prefiro 10000000000 vezes o zeus doque esse maluco ai kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. esse maluco é gente boa... kkk

    ResponderExcluir
  4. A mitologia brasileira e uma das mais ricas do mundo, as pessoas nao se interessam pq nao virou filme, eu prefiro mil vezes Tupã do que zeus

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.