28 de março de 2013

Tupã

۞ ADM Sleipnir



Tupã (também chamado Tupa,Tupave ou Tenondé) é o nome do deus supremo no mito da criação Guarani. Tupã é também a palavra em guarani que significa "deus" e em tupi significa "trovão". Tupã é considerado o criador do universo, e, mais especificamente, o criador da luz. Sua residência é o Sol.

Personalidade

Tupã é um deus benevolente e misericordioso. No entanto, em muitas histórias, ele se assemelha ao deus grego Zeus, famoso por seus muitos casos extra-conjugais, gerando muitos filhos ilegítimos

Tupã e Arasy aconselharam os seres humanos a se reproduzirem e viverem em paz e amor. Tupã criou os espíritos do bem e do mal, Angatupyry e Tau, e os deixou na terra para guiarem as pessoas para um dos 2 caminhos. Após isso, ele retornou aos céus.


Mitos


Casamento

Antes da criação da raça humana, Tupã casou com Arasy, deusa mãe do céu, cuja casa era a lua. Tupã e Arasy se conheceram através de uma constelação de estrelas, e levou anos para encontrarem um ao outro. De acordo com o mito, Tupã e Arasy desceram sobre a Terra um dia após seu casamento, e juntos eles criaram os rios e os mares, as florestas, as estrelas e todos os seres vivos do universo. Diz-se que o local em que estavam criando essas coisas estava no topo de uma colina em Areguá, uma pequena cidade no Paraguai, perto da capital Assunção.

Criação da raça humana

Após a criação de todas as coisas na terra, Tupã decidiu iniciar a criação do primeiro casal humano sobre a terra. Para sua criação, Tupã usou uma mistura de argila, suco extraído da erva-mate, o sangue do tuju, as folhas de vários tipos de plantas, e, finalmente, uma centopéia. Ele fez uma pasta desta mistura, usando as águas de uma nascente próxima, que se tornaria o Lago Ypacaraí. A partir desta pasta, Tupã criou um par de estátuas à sua imagem, e deixou-os no sol para secarem e encherem de vida. Os seres humanos recém-criados foram colocados na frente dos deuses, e a mulher foi nomeada Sypave (literalmente "mãe do povo") por Arasy, e o homem foi nomeado Rupave (literalmente "pai do povo") por Tupã.



Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, fique a vontade e deixe seu comentário nas postagens, pois ele é o nosso maior incentivo!

7 comentários:

  1. Um deus rippie kkkkk
    Interessante esse post ^^

    ResponderExcluir
  2. mano siseramente prefiro 10000000000 vezes o zeus doque esse maluco ai kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você prefere Zeus porque nunca leu de verdade sobre a mitologia Guarani. Não fazendo pouco da mitologia grega que eu também amo, mas Zeus é o deus dos deuses, um pulador de cerca e corno. Tupã tem os mesmo poderes de Zeus, mas não ficava criando encrenca com metade to panteão. Ah detalhe... Tupã não é o deus dos deuses é a voz de Iamandu... Parece que o deus dos deuses grego está no nivel do mensageiro do deus dos deuses tupi. ;) se liga... a cultura do seu país tem mais história pra contar do que você imagina. =) Isso foi uma critica. Não fala do que você não conhece.

      Excluir
  3. esse maluco é gente boa... kkk

    ResponderExcluir
  4. A mitologia brasileira e uma das mais ricas do mundo, as pessoas nao se interessam pq nao virou filme, eu prefiro mil vezes Tupã do que zeus

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, cara! Vai lá, Tupã, detona o tiozinho do raio da Grécia! XD Afinal, esse cara parece ser mais rilex, Zeus aprontava com todo mundo e ninguém podia contrariar porque se não ele estourava... Os outros.

    ResponderExcluir
  6. Só esclarecendo, não é uma crítica ok? Tupã na verdade não era o deus supremo não, o deus supremo era Iamandu, Tupã era a voz de Iamandu, tipo um mensageiro, mas foi Tupã quem criou o mundo. Sem dúvidas ele é uma das figuras mais importantes da cultura indígena brasileira.Os Jesuítas que entenderam as coisas meio errado e acabou se popularizando dessa forma. Adoro a mitologia Guarani é linda demais! *O*

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.