Image Map

22 de junho de 2013

Sif

۞ ADM Sleipnir

Arte de Diane ÖZDAMAR

Sif (Sifjar ou ainda Síbiaé a deusa nórdica da colheita e da fertilidade, e a bela mulher de cabelos dourados do deus do trovão, Thor. Uma deusa pertencente à tribo dos Aesir, Sif também é a deusa da habilidade em combate, tendo muito apreço por guerreiros habilidosos. Ela possui ainda a habilidade de se transformar em cisne. 

De seu primeiro casamento (com um personagem não registrado em fontes sobreviventes), Sif teve um filho chamado Ullr, que é um deus do inverno. Já com seu segundo marido, Thor, ela teve uma filha, Thrudr, uma deusa da tempestade e das nuvens, cujo o nome também denomina uma das Valquírias (elas podem ou não serem a mesma pessoa).

Mitologia

Sif é mais conhecida na mitologia por seus cabelos longos e dourados, os quais um dia Loki, que simplesmente não conseguia resistir a um pouco de caos e confusão, sorrateiramente entrou em seu quarto e o cortou. 

Loki cortando os cabelos de Sif

Ao acordar, Sif se deu conta de que havia perdido seu cabelo, e horrorizada, além de soluçando e chorando muito, se isolou de seu marido e dos demais deuses. Furioso, logo Thor se deu conta de que isso havia sido obra de Loki, e pondo as mãos no deus trapaceiro, ameaçou matá-lo caso não restituísse os cabelos de sua esposa. Jurando resolver a situação, Loki foi até os anões filhos de Ivaldi e os persuadiu a fazerem não só um novo cabelo para Sif, feito de ouro puro, mas também um navio mágico (Skidbladnir) e uma lança (Gungnir). Mas Loki não conseguiu resistir empurrando sua sorte, e fez uma aposta com outros dois anões, Brokk e Eitri, desafiando-os a fazer melhores tesouros. 

Loki estava tão certo do resultado que ele havia deixado sua cabeça a prêmio. Subestimando as habilidades dos anões (ou a profundidade do seu ódio por ele), de repente, percebeu com um choque que Brokk e Eitri estavam ganhando! Em desespero, ele se transforma em uma mutuca, mordendo e importunando os anões enquanto eles trabalhavam. Apesar disto, Brokk e Eitri conseguiram produzir três tesouros, entre os quais o mais famoso é o Mjolnir, que seria dado ao deus Thor.

Sif e Thor

Os deuses foram então chamados a julgar a disputa e declararam Brokk e Eitri os vencedores. Loki rapidamente desapareceu. Quando ele foi localizado ele foi entregue aos irmãos anões, e desta vez Loki concordou que eles tinham o direito de ter sua cabeça, mas a aposta não havia dito nada sobre seu pescoço. Frustrados com esta "lógica", os anões se contentaram em costurar os lábios de Loki.

O novo cabelo dourado foi dado a Sif, e magicamente cresceu de sua cabeça como se fosse natural. Seu cabelo dourado é dito representar o trigo do verão que está desfalcado no tempo de colheita. Dizem que em noites quentes de verão, quando Thor e Sif fazem amor, raios caem sobre os campos e aceleram o amadurecimentos dos grãos. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

15 comentários:

  1. Por que apenas imagens com grandes seios e corpo perfeito? Isso coloca ela apenas como um objeto de Thor e a faz parecer fraca... O conteúdo está legal, mas as imagens deixam a desejar muito.
    Flw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ela tem peitos grandes e tem corpo perfeito. Quer que retrate uma deusa como? Como uma ogra? Para né

      Excluir
    2. Vc.... Realmente acredita q ela era assim? Isso são imagens meramente representativas, e q q tem se ela tivesse esse corpo ? Não a faria como objeto de Thor.

      Excluir
    3. Mudei as imagens, mas não por causa das reclamações, e sim porque revisando o mito de Sif, constata-se que ela não era uma deusa guerreira, e portanto não combinam com ela imagens portando espadas.

      Excluir
    4. Sinceramente, viu. Quanta insegurança projetada.

      Excluir
  2. A maioria das deusas Asynjur são belas e com corpo escultural,e é natural que a Sif seja representada assim. E ela é a deusa da habilidade em combate, então,se ela existisse,seria forte e corajosa. Ter um corpi escultural não significa que ela seja um objeto do Thor.

    ResponderExcluir
  3. Na Wikipedia diz que ela é morta pelos gigantes de fogo e você trocou as imagens depois do comentário daquele anónimo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui lá ver, e te garanto que aquela informação é falsa. Ou quem escreveu tirou isso das HQs da Marvel (pode ser, não sou profundo conhecedor), ou inventou da cabeça. Pra vc ter uma idéia, no artigo da Wikipedia em inglês, que é mais extenso e elaborado que esse, nada fala sobre o fato. Sobre as imagens, não troquei, acho bobagem esse tipo de discussão, tanto que nem respondi o comentário.

      Excluir
    2. Não faz sentido alguém dizer que Sif é um objeto de Thor só por que as imagens mostram ela com seios grandes e um corpo perfeito, principalmente sendo Sif que é uma das deusas mais belas da mitologia.

      Excluir
  4. Olá boa tarde
    Teria alguma recomendação de livros de muitos nórdicos, que até aprofunde a história dela...
    Os que eu tenho, ela é uma mera citação
    Os: Façam um podcast iria adorar 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de seguir todas as redes de vocês, e vou procurar ler mais conteúdo de vocês adorei!!!

      Excluir
    2. Obrigado IrohMike.Infelizmente Sif nas histórias mitológicas tem sua participação bem reduzida. O único mito que conheço é esse relatado no post, onde Loki corta o cabelo dela e depois é obrigado a prover um novo para ela.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby