Image Map

4 de novembro de 2013

Paul Bunyan

۞ ADM Sleipnir


Paul Bunyan é um famoso lenhador gigante presente no folclore da América do Norte. Ele é um herói popular da indústria madeireira, e seria responsável por muitos feitos extraordinários.  Paul possuía muitas das qualidades que os madeireiros admiravam. Ele era forte, inteligente e independente. No entanto, como sua lenda se desenvolvia, as histórias se concentravam mais em seu tamanho do que em sua habilidade como um lenhador.

História
Conta-se que Paul nasceu em Maine. Sua característica mais notável era o seu imenso tamanho e a força que o acompanhava. Quando ele nasceu, foram necessárias cinco cegonhas para levá-lo até a chaminé onde ele seria despachado (normalmente uma cegonha pode carregar muitos bebês ). Como um bebê, ele destruiu hectares de floresta simplesmente rolando durante o seu sono. Quando aplaudia, seus aplausos eram tão altos e as vibrações tão fortes que ele quebrava todas as janelas da casa.  Bunyan fazia tudo de forma mais intensa do que as pessoas normais. Ele dormia tão profundamente, por exemplo, que uma vez ele somente acordou após receber tiros dos canhões da marinha britânica durante sete horas.


Paul tinha muitos companheiros, dentre os quais estão Johnny Inkslinger, seu contador, que gastava 9 barris de tinta todos os dias recordando todos os seus feitos. Slim, o cozinheiro que fazia panquecas em um frigideira tão grande que eram necessários sete jovens para untá-la patinando sobre ela com presuntos presos em seus pés. O seu companheiro mais conhecido é Babe, o seu gigante boi azul, que o ajudou a realizar muitos feitos.

Paul Bunyan deixou a sua marca em muitas partes do continente. Ele criou o Grand Canyon arrastando uma ferramenta no chão e cavou o rio St. Lawrence. Ele também é dito ter levado as baleias para fora da região dos Grandes Lagos, tentando aproveitá-las para transportar toras. Outra história credita Bunyan com o corte de todas as árvores em Dakota do Norte, transformando a região em terras agrícolas. Em 1920, a exploração de petróleo tornou-se popular e também surgiram histórias de Paul Bunyan realizando grandes tarefas de escavação, perfuração e construção de dutos para petróleo.




Origens

As primeiras histórias sobre Paul Bunyan eram meramente orais e, portanto, não tão conhecidas. Os mitos de Paul Bunyan se tornaram muito populares após suas histórias serem publicadas em 1906 pelo jornalista James MacGillivray . Desde então, muitas publicações pequenas foram feitas, e contavam com as várias histórias sobre Paul Bunyan. Comunidades madeireiras também realizaram concursos para encontrar o homem mais forte, tudo em nome de Paul Bunyan .

De acordo com pessoas que estudam contos, Paul Bunyan não era verdadeiramente um herói popular que surgiu a partir de histórias de lenhadores. Ao contrário, ele foi uma criação deliberada de jornalistas e publicitários que buscavam promover a indústria da madeira naquela época. Por esta razão , alguns folcloristas consideram as histórias de Bunyan como sendo " fakelore " ao invés de verdadeiro folclore.




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby