Image Map

2 de dezembro de 2014

A Torre de Babel

۞ ADM Dama Gótica e ADM Sleipnir


A Torre de Babel foi um edifício monumental, cuja construção pelos babilônios e os eventos subsequentes foram narrados no livro bíblico de Gênesis. Ela foi construída por Nimrod (bisneto de Noé) logo após o dilúvio global, e resultou em um novo julgamento de Deus sobre a humanidade. Por terem tentado alcançar os céus, Deus castigou os babilônicos fazendo com que eles passassem a falar em línguas diferentes. Incapazes de se comunicarem uns com os outros, os babilônicos desistiram do projeto e se espalharam em diferentes países. A história é referenciada por alguns literalistas bíblicos para dar uma explicação pré-científica para a existência de vários idiomas.
"No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar.

Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram.

Disseram uns aos outros: "Vamos fazer tijolos e queimá-los bem". Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa.

Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra".

O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.

E disse o Senhor: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. 
Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros". 
Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. 
Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra." 
Gênesis 11:1-9
Narrativa bíblica

De acordo com o livro de Gênesis, capítulo 11, todos os humanos falavam uma mesma língua após o diluvio. Aqueles que migraram para o leste e se estabeleceram na terra de Sinar, decidiram construir uma cidade e uma grande torre de tijolos cozidos para fazer o nome da cidade. Por não haver nenhuma evidência arqueológica de edifícios de civilizações antes do diluvio, a Torre de Babel seria o primeiro grande monumento já construído de que poderia deixar evidências. A história bíblica da comunidade Babel mostra que eles usaram tijolos assados ​​no fogo, em vez de tijolos cozidos ao sol. Esta característica é importante pois permitia o aumento da resistência dos tijolos e a possibilidade de se erguer uma estrutura maior. São estes pequenos detalhes do texto bíblico que narra esta estrutura em algumas passagens. É também importante salientar que a comunidade Babel estava construindo uma cidade na periferia da Torre.

Representação da construção da Torre de Babel

Deus criou várias línguas para dispersar os seres humanos por todo o mundo, e ao confundir suas línguas, retardou o seu avanço tecnológico. A origem das diversas línguas de raiz é presumivelmente ligada a este evento. As estimativas atuais colocam o número de famílias de línguas distintas em 94. Esta ação separou os seres humanos em vários grupos, permitindo que diferenças físicas se desenvolvessem. Toda a ancestralidade humana remonta a Noé e sua família apenas 4.500 anos atrás, e mais ainda com Adão e Eva. Então seríamos todos parentes próximos, e as diferenças que distinguem as raças humanas devem ser considerada superficiais na melhor das hipóteses. 

Evidências extra-bíblicas

Apesar do contexto babilônico da história, não se conhecem relatos paralelos na mitologia babilônica. No entanto, existe uma história parecida com a da Torre de Babel na mitologia suméria, "Enmerker e o Senhor de Arata". Um discurso de Enmerker faz clara referência a um momento em que todos os homens falavam uma língua, até que o rei dos deuses sumérios confundiu a língua dos homens.

O linguista Max F. Muller observou categoricamente que todas as línguas antigas são realmente compatíveis com uma origem comum. E anteriormente, em 1786, Sir William Jones escreveu a seguinte observação:
"A língua sânscrita, qualquer que seja a sua antiguidade, é de estrutura maravilhosa, mais perfeita do que o grego, mais copioso de latim, e mais primorosamente refinado do que qualquer uma, e a ambos tem uma forte afinidade, tanto nas raízes de verbos e as formas de gramática, que poderiam ter sido produzidas por acidente. Tão forte que nenhum filólogo poderia examinar as três sem acreditar que eles tenham surgido a partir de uma fonte comum que já não existe mais."
O sânscrito era a língua clássica da Índia e hoje é considerada a ponte principal entre o hebraico e outras línguas semíticas, e do grego e do latim da civilização ocidental. Jones incluiu ainda o gótico, céltico e persa línguas que é agora são conhecidas como a família indo-européia de línguas.

Mas as semelhanças não se limitam a esta família, G. Ch . Aalders afirmou que as línguas antigas da Assíria e do Egito tinham muito em comum com as dos povos maias e incas das Américas. Harold Stigers observou em 1976 que os estudiosos da língua concluíram rapidamente que todas as línguas tinham uma raiz comum. Mesmo estudiosos seculares agora admitem isso, aceitando a história da Torre de Babel ou não.

O épico de Enmerker mencionado acima não é a única menção extra-bíblica do evento. Flavius ​​Josephus menciona isso, em suas Antiguidades. Além disso, o filósofo Platão e o historiador grego Abydenus mencionam um incidente envolvendo uma confusão de línguas. Abydenus também afirma que o incidente estava relacionado com uma torre na Babilônia, que foi destruída.

O relato de Gênesis contém um nível de detalhe que se esperaria de um relato histórico, e não de um mito. Os detalhes também são inteiramente consistentes com o cenário da história na Babilônia antiga e não nas partes da Mesopotâmia, onde esses materiais seriam desconhecidos ou proibitivamente caros.

Representação da destruição da Torre.

Arqueologia

A localização precisa da Torre de Babel permanece desconhecida. No entanto, o tradutor da Epopéia de Gilgamesh relatou em 1880 uma inscrição fragmentária que conta a história de um incidente que pode ser o de Babel:

"A construção deste templo ofendeu os deuses. E em uma noite eles derrubaram o que havia sido construído. Eles os espalharam, e tornaram suas linguagens diferentes. O progresso eles impediram ".

Quase trinta zigurates foram identificados na Mesopotâmia, e quase todos possuíam uma função religiosa. A Torre de Babel é certamente uma dessas estruturas e uma das mais importantes, dada a dispensação dos materiais de construção utilizados.

População

James Ussher datou a história de Babel 106 anos depois do dilúvio de Noé. Nesse tempo, mesmo reconhecendo que os filhos de Noé começaram a ter seus próprios filhos logo depois que eles desembarcaram, a população total do mundo não pode ter aumentado muito. No entanto, a história de Babel, diz claramente que os homens começaram a construir uma cidade. No entanto, a palavra "cidade", como usado nesta história significa: Um lugar guardado por um sentinela ou mesmo um mero acampamento. Neste contexto uma cidade não necessitaria ser maior que uma pequena cidade de hoje em dia.

Além disso, cada um dos filhos de Noé tiveram um grande número de filhos: quatro, cinco e sete, para um total de dezesseis famílias de uma geração que começou logo após o Dilúvio. 106 anos é tempo suficiente para surgir cinco gerações, e se cada família produziu mais oito famílias, a população pode chegar a pelo menos 65.000 em cem anos, mais do que suficiente para tentarem construir uma única cidade e até mesmo um zigurate. Isso seria consistente com o fato de que nenhuma enorme torre tenha sido encontrada por arqueólogos.

Crítica

Arqueologistas sugerem que a lenda da Torre de Babel foi inventada em uma data posterior para explicar os restos de zigurates construídos por gerações anteriores em cidades como Ur e Babilônia. Eles consideram que estas grandes estruturas escalonadas eram templos. Antropólogos convencionais concordam que muitas famílias de línguas modernas se desenvolveram a partir de uma língua de origem comum e original. Por exemplo, a família das línguas indo-europeias se acredita ter evoluído a partir de uma única língua ancestral da área em torno do Mar Negro.

Os céticos têm criticado essa história, principalmente porque eles duvidam que a humanidade jamais tenha falado apenas uma língua em qualquer momento de sua história. Além disso, os pensadores religiosos modernos costumam sugerir que a história Babel foi uma ficção simbólica - em suma, um mito - destinado a explicar por que diferentes povos do mundo falam línguas diferentes. Essa crítica não leva em conta as evidências recentes, de filologia, história e arqueologia, que a torre não poderia ter sido construída como foi descrito, mas também que a humanidade falava apenas uma unica lingua deu origem a todas as outras línguas faladas hoje.

Essa crítica não leva em conta as evidências recentes da filologia, história e arqueologia, que poderia não só a torre foi construída como descrito, mas também que a humanidade teve uma vez que falam uma língua comum a partir do qual todas as outras línguas faladas hoje derivam.

Independentemente de saber se esta história realmente aconteceu, existem várias maneiras interessantes de se olhar para ela. Uma maneira de abordar a história é a abordagem literal. Se aceitarmos que a Torre de Babel existiu historicamente, então é de se esperar que existam restos ou algum tipo de ruínas da torre. Isto, no entanto, nunca foi encontrado pela arqueologia.

O candidato mais próximo para a Torre de Babel talvez possa ser o Etemenanki da Babilônia. Este foi um zigurate dedicado a Marduk, o deus patrono da Babilônia. E foi alegado que esta estrutura teria sido a inspiração da Torre de Babel. 

Outra abordagem seria a abordagem simbólica. O contexto da história, ou seja, a história da Torre de Babel sendo registrada no livro de Gênesis, tornaria razoável esperar uma mensagem religiosa por trás dela. Tem sido sugerido que a Torre de Babel seja um símbolo da vaidade da humanidade. Por exemplo, o uso de tijolo e argamassa representa orgulho em materiais sintéticos. 

A Torre de Babel pode ser vista como um monumento à capacidade e realização da humanidade. Mas o homem é imediatamente lembrado de sua fragilidade quando o seu Deus decide confundir-lhes a língua e espalhá-los. Enquanto alguns consideram esta história como uma advertência contra o pecado do orgulho, outros preferem a questionar o tipo de Deus que está sendo retratado na história. Independentemente disso, a história parece transmitir uma noção de desgraça e tristeza para a humanidade. 

Outra forma de ver esta história, em vez de ser uma lição contra o orgulho, esta pode ser uma ferramenta para explicar a diversidade dos povos do mundo. Esta abordagem etiológica, em que mitos são usadas para explicar as condições humanas, é visível em muitas outras culturas. Sem o conhecimento que possuímos hoje, estes mitos teriam servido para lançar luz sobre os grandes mistérios da vida.


fonte: 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. Curti muito essa postagem.
    Sim há uma vertente que que caracteriza a insatisfação do Criador com a Torre por ela ser objeto de idolatria. Há quem diga que ela fundisse todas as crenças da época ou que o seu idealizador a construiu para se exaltar como um deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk fala sério! Quanta bobagem. Deus é só mais um ser da mitologia que o safado do Abraão levou dos costumes que ele já tinha com os deus da mesopotamia😏

      Excluir
  2. Realmente,esta postagem superou todas as minhas expectativas. Vocês são realmente incríveis. Pesquisaram pra caramba e isso é admirável. Já era de se esperar,pois eu os considero 2 administradores incríveis,e um trabalho em equipe desses foi ao nível de vocês. Se superaram. Parabéns,estou ficando cada vez mais interessado pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a postagem!!!!
    Como o Pierrot disse, a idolatria uma religião só, podemos também dizer que Deus disse a Noé e seus descendentes que era para espalhar pelo mundo, mas como diz a biblia surgimento de Ninrode o primeiro rei do mundo antigo,em vez de o povo espalhar ele, reuniu e fez os seus reinos, podemos dizer que ele fundiu todas as crenças e todo o poder político em suas mãos, surgindo um governo único, segundo algumas histórias, Ninrode declarava deus-sol e afrontava Deus bíblico.... Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E hoje já tá acontecendo tudo isso de novo, é só olhar e ver e ouvir e sentir o caos na terra... O Estudo é ótimo👍🏽

      Excluir
  4. Primeiro quero parabenizar os autores pela postagem e diser q sou um grande fã do blog e geralmente nao comento mas agora gostaria de deixar minha opinião. Depois de estudar a fundo a bíblia vejo q o motivo de Jeová ter confundido às línguas dos homens não foi simplesmente por eles terem se ajuntado num lugar só é sim porquê além do.fato de eles terem se voltado contra Jeová o líder deles Ninrod q apesar de ser bisneto do fiel Noé estava como a bíblia o.descreve em opoposição a Jeová e se ele estava contra Deus estava a favor de satanás o diabo. Confundir a língua dos homens não fazia parte do propósito de Jeová assim como a morte e o pecado tbm não faziam e ainda não fazem. Mas tenho fé q logo Jeová irá acabar com essa escravidão ao.pecado e a morte. Mais uma vez parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  5. NA ALTITUDE ELEVADA FALAR CORRETAMENTE FICA DIFICIL, SE CONSEGUIRAM CHEGAR ATE AS NUVENS FALAR COISA COM COISA E NORMAL E SE TIVESSE UMA TEMPESTADE, OS QUE TRABALHAVAM NA TORRE COM VARIOS OBJETOS DE METAL SERIA UM PARA RAIOS AMBULANTE.

    ResponderExcluir
  6. Importantissimo o comentário, muito rico em informação, parabéns a equipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sirlei Toledo pereira25 de março de 2019 às 01:47

      Lindo amei.uma mulher casoou comigo k eu falei dessa estória deu risada me tirou sarro.mostrei a ela.

      Excluir
  7. Torre de Babel, ou Torre de Sinar e do Deus Marduk

    Embora tenha levado um tempo enorme para que os humanos passassem de coletores para SEDENTÁRIOS...
    E o Rei de Sinar Amatar tenha construído uma Torre gigantesca para estudar os astros, assim como, para reverenciar Marduk, que era o Deus supremo da Babilônia (a Torre de Sinar desmoronou devido os rebeldes terem substituído diversos tijolos queimados por tijolos comuns).
    E mesmo sendo impossível que Ninrode (que era bisneto de Noé), após o Dilúvio tenha reunido tecnologia, e operários suficientes para construir o maior edifício do mundo antigo, ou seja, uma Torre que alcançaria as nuvens...

    Para engrandecer os supostos poderes de YHWH, a Bíblia usa dramalhões de enredo confuso e mal elaborado, como o causo onde o bisneto de Noé, Ninrode teria construiu a Torre de Babael...
    A Bíblia mentiu que apenas duas gerações depois do Dilúvio, Nimrod, que deriva de "Marad", que significa "rebelde", e que teria sido o bisneto de Noé, construíu a “Torre de Babel” para o caso de YHWH inundar novamente a Terra; pois como a Torre ficaria mais alta do que o nível das águas, ela não seria atingida por algum outro Dilúvio.

    Lisandro H

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso conteúdo. Apesar de trazer apenas a chave histórica do mito - pois confesso que queria ver a chave filosófica kkk -, nunca um post foi tão claro e objetivo como esse. Imparcial e crucial para melhor entendimento do mito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. O mito da torre de babel é interessante,mais eu ainda prefiro o mito persa sobre a divisão das línguas.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby