|
Donana Jansen, mais conhecida como Ana Jansen, foi uma rica e poderosa comerciante de São Luís no século XIX. Dona de quase todo o patrimônio arquitetônico da cidade, ela tinha também uma enorme influência na política local. Ana Jansen não era letrada, mas era uma mulher mão-de-ferro. Ela foi uma figura extremamente importante para a época e para o desenvolvimento de São Luís. Por causa desse poder que exercia junto a cidade, Ana Jansen tornou-se uma lenda famosa e apavorante: A Carruagem Fantasma de Ana Jansen
Donana Jansen |
Dizem as histórias que Donana era uma pessoa muito perversa, principalmente em relação aos seus escravos. Sempre que queria castigá-los, ela os colocava pendurados de cabeça para baixo dentro de um poço e os esquecia ali. Nas noites, podiam-se ouvir os gemidos e os gritos dos mesmos. Conta-se que certa vez, mandou arrancar todos os dentes de uma escrava que ousou sorrir para ela. A hemorragia levou-a à morte e seu corpo foi jogado num poço. Em uma de suas propriedades foram encontradas centenas de ossadas dentro de um poço.
Como punição por toda a crueldade que praticou contra seus escravos em vida, Ana Jansen foi condenada após a morte a vagar eternamente pelas ruas de São Luís. Especialmente nas Sextas-feiras de lua cheia, ela aparece montada em uma carruagem puxada por cavalos decapitados e jorrando línguas de fogo, e estes por sua vez são conduzidos por um escravo também decapitado e com chamas saindo de seu pescoço. Ana Jansem aparece vestida de preto, trazendo no pescoço um cordão de ouro com o brasão de sua família.
A carruagem percorre toda região da Praia Grande, justamente onde ela morava. Por onde passam, horripilantes sons similares ao atrito de ferragens velhas e gastas podem ser ouvidos, assim como o coro de lamentações dos escravos que ela torturou em vida.
legal esta lenda queria que tivessem mais
ResponderExcluirparabéns, isso é cultura popular., e deve ser respeitado.
ResponderExcluirsou de São Luis e realmente essa lenda existe. e tem uma fazenda que tem o poço que ela pendurava os escravos de cabeça para baixo em correntes e que tinha víboras no fundo do poço.
ResponderExcluirNossa, ela morou bem onde meu avô mora 😂😂
ResponderExcluirRapaz! Isso é incrível; gostaria de saber mais sobre ela!
ResponderExcluirMuito bom, obrigado!
ResponderExcluirMuito legal essa lenda quando tava lendo no meu quarto a porta se fechou sozinha aí q medo 😱
ResponderExcluir