Arte de Genzoman |
Mama Cocha ("mãe do mar" em quechúa; também Mama Qocha, Cochamama) é a deusa inca das águas, irmã e consorte do deus criador Viracocha e mãe de Mama Quilla, (deusa da lua) e de seu irmão/marido Inti (deus do sol). Ela possui o domínio sobre todas as massas de água, desde lagos e mares até as chuvas, e era especialmente associada com o lago Titicaca, no Peru, que até hoje é chamado por muitas pessoas de lago Mama Cocha. Acredita-se que esse lago era considerado a personificação da deusa ou então o seu lar.
Mama Cocha foi especialmente cultuada em toda a costa dos atuais territórios do Peru, Equador, Sul da Colômbia e no Norte do Chile, onde a pesca era e ainda é essencial para a vida. Ela também era adorada em lagos e lagoas perto de aldeias. A maior parte de seus adoradores eram marinheiros e pescadores, e acreditava-se que ela os protegia acalmando os mares e cessando tempestades, além de prover-lhes uma abundância de peixes, garantindo assim uma farta pescaria.
Muito merda em amigo
ResponderExcluirÔ, "amigo", se não tem a acrescentar, fica quietinho.
ExcluirInteressante! Conheço um rio que recebeu o nome dessa deusa. Fiquei intrigado a conhecer um pouco mais sobre essa cultura... Quem sabe até estabelecer relações entre eles...
ResponderExcluirÔ "amigo", lê e fica quieto!
ResponderExcluirmassa obrigada
ResponderExcluir