8 de setembro de 2014

Mama Quilla

۞ ADM Sleipnir


Mama Quilla (em quechua: Mama Killaé a deusa inca da lua, dos casamentos e do ciclo menstrual, e considerada a padroeira das mulheres. Ela também era uma deusa importante para o calendário Inca. Ela foi responsável pela passagem do tempo e as estações do ano e, portanto, também a padroeira dos calendários e festas. Os incas viam a Lua como um grande disco de prata e as marcas na Lua eram as características do rosto de Mama Quilla. 

Genealogia

Mama Quilla é a filha dos deuses Viracocha Mama Cocha e irmã / esposa de Inti. Seus filhos foram Manco Capac e Mama Ocllo, (fundadores míticos do império e da cultura Inca), Pacha Kamaq (deus dos terremotos) e Kon (deus criador dos humanos).


Representações e Mitos

Ela era comumente representada como uma bela mulher, porém foi muitas vezes representada por um disco feito de ouro ou prata. Os incas acreditavam que a prata era formada pelas lágrimas de Mama Quilla que caíam sobre a Terra. 

Os incas temiam os eclipses lunares, porque acreditavam que eles ocorriam quando uma serpente, um puma ou um leão da montanha tentavam devorar Mama Quilla. Por isso, durante um eclipse, lunar eles lançavam armas para o alto, gesticulavam e faziam o máximo de barulho possível, para dessa forma espantar o animal. Eles acreditavam que se o animal atingisse o seu objetivo,  o mundo seria tomado pela escuridão. 

Culto

A deusa tinha seu próprio templo em Cuzco, servido por sacerdotisas dedicadas a ela. No Templo do Sol (Coricancha), também localizado em Cuzco, múmias de antigas rainhas incas eram colocadas ao lado da imagem de Mama Quilla. 


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

4 comentários:

  1. Olá! Estou fazendo uma pesquisa sobre as divindades andinas, em especial sobre Inti, Mama Quilla, Pacha Mama e Viracocha. Quero saber sobre suas respectivas origens, seus poderes, sua história, seu legado e tudo o mais que for possível saber. Você teria alguma indicação de livro(s) para me dar? Pode ser em espanhol, inglês ou qualquer outra língua!
    Agradeço pela sua atenção!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este site! Acabo de conhecer e já estou viciada!

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby