Image Map

12 de setembro de 2014

Crio

۞ ADM Sleipnir


Crio (ou Crios; do grego Κριως, "carneiro") é um dos doze titãs filhos de Urano (o Céu) e Gaia (a Terra). Também conhecido como Megamedes ("Grande Senhor", em grego), Crio é uma figura raramente mencionada na mitologia grega. As poucas aparições que ele fez o estabeleceram como consorte de Euríbia (uma divindade menor marinha) e pai  dos titãs de segunda geração Astreu, Palas e Perses.

O poeta Hesíodo escreve em sua Teogonia: “E Euríbia, deusa brilhante, uniu-se em amor a Crio e deu à luz o grande Astraeus, e Palas e Perses, que também era eminente entre todos os homens em sabedoria”. 

Crio e Euríbia, arte de Anni Flamma

Crio também era relacionado à constelação de Áries, na qual a ascensão do Sol no início da primavera, vindo do sul para o norte, marcava o início do ano grego. Essa associação de Crio com áries sugere uma figura de força e virilidade masculinas. No entanto, sua relativa ausência dos textos gregos dificulta a confirmação desses atributos.

Participação nos mitos

Sua única participação conhecida na mitologia grega foi na conspiração de Cronos, para destronar seu pai Urano. Liderados por Cronos, os irmãos prepararam uma emboscada para o seu pai enquanto ele descia para deitar-se com Gaia. Crio, Céos, Hipérion e Jápeto se posicionaram nos quatro cantos do mundo e quando Urano finalmente desceu, eles o agarraram e o seguraram firmemente, enquanto Cronos, escondido no centro, castrou-o com uma foice. Neste mito, os quatro irmãos provavelmente representam os quatro pilares cósmicos encontrados no cosmogonias do Oriente Próximo, que separavam o céu e a terra. Neste caso, Crio foi certamente o titã do pilar do sul, enquanto seus irmãos Céos, Hipérion e Jápeto eram deuses dos pilares do norte, oeste e leste, respectivamente. 

Apesar de seu nome não ser citado, Crio também participa da Titanomaquia, mas ele e demais titãs são derrotados por Zeus e os olimpianos, sendo lançados no poço do Tártaro. Segundo Píndaro e Ésquilo (em sua peça perdida, "Prometeu Acorrentado") os titãs acabaram sendo posteriormente libertados do poço, através da clemência de Zeus.

Arte de Iro Pagis

fontes:
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

3 comentários:

  1. Acho o Crios um titã poderoso e misterioso, não existe muitos fatos e contos envolvendo ele. Acho que deveriam fazer os posts sobre Céos e Japeto, para assim completar o assunto sobre os 5 irmãos titãs :D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos dois anos do blog!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby