Crio (ou Crios; do grego Κριως, "carneiro") foi um dos doze Titãs filhos de Urano (o Céu) e Gaia (a Terra). Também conhecido como Megamedes ("Grande Senhor", em grego), sua verdadeira forma é desconhecida. Crio representa o inverno, o frio, os seres marítimos, os rebanhos e seu poder destrutivo envolve as criaturas até hoje desconhecidas do mar abissal. Ele também era relacionado ao sul e à constelação de Áries, na qual a ascensão do Sol no início da primavera, vindo do sul para o norte, marcava o início do ano grego.
Segundo Hesíodo, sua consorte era Euríbia - uma divindade menor marinha, e com ela gerou os titãs de segunda geração: Astreu, Palas e Perses.
Participação nos mitos
Sua única participação conhecida na mitologia grega foi na conspiração de Cronos, para destronar seu pai Urano. Liderados por Cronos, os irmãos prepararam uma emboscada para o seu pai enquanto ele descia para deitar-se com Gaia. Crio, Céos, Hipérion e Jápeto se posicionaram nos quatro cantos do mundo e quando Urano finalmente desceu, eles o agarraram e o seguraram firmemente, enquanto Cronos, escondido no centro, castrou-o com uma foice. Neste mito, os quatro irmãos provavelmente representam os quatro pilares cósmicos encontrados no cosmogonias do Oriente Próximo, que separavam o céu e a terra. Neste caso, Crio foi certamente o titã do pilar do sul, enquanto seus irmãos Céos, Hipérion e Jápeto eram deuses dos pilares do norte, oeste e leste, respectivamente.
Apesar de seu nome não ser citado, Crio também participa da Titanomaquia, mas ele e demais titãs são derrotados por Zeus e os olimpianos, sendo lançados no poço do Tártaro. Segundo Píndaro e Ésquilo (em sua peça perdida, "Prometeu Acorrentado") os titãs acabaram sendo posteriormente libertados do poço, através da clemência de Zeus.
![]() |
Arte de Iro Pagis |
fontes:
Acho o Crios um titã poderoso e misterioso, não existe muitos fatos e contos envolvendo ele. Acho que deveriam fazer os posts sobre Céos e Japeto, para assim completar o assunto sobre os 5 irmãos titãs :D
ResponderExcluirParabéns pelos dois anos do blog!
ResponderExcluirObrigado!!!!
Excluir