Crio (ou Crios; do grego Κριως, "carneiro") é um dos doze titãs filhos de Urano (o Céu) e Gaia (a Terra). Também conhecido como Megamedes ("Grande Senhor", em grego), Crio é uma figura raramente mencionada na mitologia grega. As poucas aparições que ele fez o estabeleceram como consorte de Euríbia (uma divindade menor marinha) e pai dos titãs de segunda geração Astreu, Palas e Perses.
O poeta Hesíodo escreve em sua Teogonia: “E Euríbia, deusa brilhante, uniu-se em amor a Crio e deu à luz o grande Astraeus, e Palas e Perses, que também era eminente entre todos os homens em sabedoria”.
Crio e Euríbia, arte de Anni Flamma |
Crio também era relacionado à constelação de Áries, na qual a ascensão do Sol no início da primavera, vindo do sul para o norte, marcava o início do ano grego. Essa associação de Crio com áries sugere uma figura de força e virilidade masculinas. No entanto, sua relativa ausência dos textos gregos dificulta a confirmação desses atributos.
Participação nos mitos
Sua única participação conhecida na mitologia grega foi na conspiração de Cronos, para destronar seu pai Urano. Liderados por Cronos, os irmãos prepararam uma emboscada para o seu pai enquanto ele descia para deitar-se com Gaia. Crio, Céos, Hipérion e Jápeto se posicionaram nos quatro cantos do mundo e quando Urano finalmente desceu, eles o agarraram e o seguraram firmemente, enquanto Cronos, escondido no centro, castrou-o com uma foice. Neste mito, os quatro irmãos provavelmente representam os quatro pilares cósmicos encontrados no cosmogonias do Oriente Próximo, que separavam o céu e a terra. Neste caso, Crio foi certamente o titã do pilar do sul, enquanto seus irmãos Céos, Hipérion e Jápeto eram deuses dos pilares do norte, oeste e leste, respectivamente.
Apesar de seu nome não ser citado, Crio também participa da Titanomaquia, mas ele e demais titãs são derrotados por Zeus e os olimpianos, sendo lançados no poço do Tártaro. Segundo Píndaro e Ésquilo (em sua peça perdida, "Prometeu Acorrentado") os titãs acabaram sendo posteriormente libertados do poço, através da clemência de Zeus.
Arte de Iro Pagis |
fontes:
Acho o Crios um titã poderoso e misterioso, não existe muitos fatos e contos envolvendo ele. Acho que deveriam fazer os posts sobre Céos e Japeto, para assim completar o assunto sobre os 5 irmãos titãs :D
ResponderExcluirParabéns pelos dois anos do blog!
ResponderExcluirObrigado!!!!
ExcluirQue legal 👌☺️eu também acho 😍😍😍😍😍😍😍😍😍
ResponderExcluir