۞ ADM Sleipnir
Os Anões (Dwarf, Dvergr, Dweorg, Twerg, Dwergaz) são uma raça de seres que de acordo com a mitologia nórdica, foram criados a partir dos vermes que roíam o cadáver do gigante Ymir. Eles receberam como morada Svartalfheim, o reino dos elfos escuros, e estes muitas vezes eram confundidos com os Anões. Em alguns contos não há distinção entre um e outro, e alguns estudiosos acreditam que se tratavam da mesma criatura. O reino dos anões também costuma ser chamado de Nidavellir ("campos escuros").
Os anões são seres longevos e sábios, detentores de poderosas habilidades mágicas. Eles são mais frequentemente conhecidos por seu talento como ferreiros e artesãos extremamente habilidosos. Entre os muitos tesouros únicos criados por eles estão: Mjöllnir, o poderoso martelo de Thor; Gleipnir, a corrente usada para prender o lobo Fenrir, após todas as outras terem se quebrado; Skidbladnir, um navio que pertence a Freyr e sempre tem ventos favoráveis à navegação; Gungnir, a lança de Odin; Draupnir, um anel de propriedade de Odin; o Brísingamen, um magnífico colar de propriedade de Freya; e os cabelos longos e dourados de Sif, a esposa de Thor.
Anões são geralmente descritos como sendo seres de cabeça grande, sempre com uma barba comprida, rosto franzino, pernas curtas e tronco atarracado. Geralmente usam roupas de couro, e um avental onde carregavam suas ferramentas. Eles possuem uma espécie de gorro que os faz desaparecer no meio da névoa quando colocado. Por não existirem anões do sexo feminino, eles copulavam com deusas e com mortais em troca de jóias, armas e outros objetos por eles fabricados.
A despeito de suas exímias habilidades, os anões possuem uma má reputação, pois são vistos usualmente como mesquinhos e gananciosos quando diante de metais preciosos. Além disso, alguns possuem fama de ladrões e trapaceiros. Todos possuem um temperamento vingativo, e ao sofrerem algum tipo de humilhação ou agressão, ele irão revidar contra os agressores, seja pregando peças, escondendo objetos ou até mesmo causando prejuízo de qualquer ordem a eles.
Dezenas de anões são nomeados nos Eddas e em outras obras a cerca da mitologia nórdica. Dentre eles, os mais relevantes são:
- Alfrigg, Berling, Dvalin e Grerr, os quatro anões com que a deusa Freya copulou em troca do belo colar Brisingamen;
- Andvari, o anão que forjou o anel mágico que multiplicava riquezas, Andvarinaut;
- Brokk e Eitri (ou Sindri), criadores de vários itens mágicos dos deuses;
- Nordri, Sudri, Austri e Vestri, os quatro guardiões dos quadrantes: Nordri (Norte), Austri (Leste), Sudri (Sul), e Vestri (Oeste).
- Durinn e Mótsognir, os primeiros anões criados pelos deuses, e os ancestrais de toda a raça dos anões.
- Alberich. No Nibelungenlied, um poema épico em alto alemão escrito durante o século XIII, Alberich é um anão e um poderoso mago, guardião do tesouro dos nibelungos, mas é vencido por Sigurd
fontes:
- Livro Norse Mythology A to Z, de Kathleen D. Naily;
- http://www.espiraistempo.com.br/2012/05/mitologia-nordica-criaturas-anoes.html
"Anões são vingativos" kkkk
ResponderExcluirJá sabia disso :V
Se eu não me engano Andvari e Alberich são nomes diferentes para o mesmo anão. Muito bom esse blog, cheio de coisas que eu não sabia.
ResponderExcluirquando loki presenteou os deuses com os artefatos dos anões, foi depois ou antes da guerra dos deuses?
ResponderExcluirTenho quase certeza que foi depois, já que Frey foi um dos contemplados com presentes, e pra mim parece mais lógico que ele já estivesse presente entre os Aesir para recebê-los.
ExcluirEu acho esse canal muito foda....Tenho trabalhado nas minhas pesquisas atraves daqui contiue assim ADM
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo, me ajudou bastante a fazer pesquisas com muito do que li aqui, sucesso
ResponderExcluirMuito obrigado!!
ExcluirAnões eram de fato anões? No sentido de ser baixo ou pequeno mesmo. E outra, realmente não existiam anãs? Lembro-me de ver um vídeo falando que existia um termo na língua nórdica para anões femininos, então qual é a verdade?
ResponderExcluirOlá Yahto! Sobre os anões serem de baixa estatura, dizem que nas primeiras fontes nórdicas eles não possuiam nenhum indicativo sobre sua altura, mas nas grandes sagas nórdicas e no folclore posterior eles são taxados como sendo baixos. Sobre anãs, eu não tenho nada sólido para te informar no momento. As fontes que usei para esse post falavam o que eu publiquei, porém realmente parecem ter indícios de que haviam. Precisarei pesquisar a respeito, e encontrando algo relevante, reviso a postagem. A propósito, parece que existem dois termos para se referir a elas: dvergynju ou dyrgja.
Excluir