8 de janeiro de 2016

Psônen

۞ ADM Sleipnir


Psônen (P-son-en, literalmente "Portador da Neve") é o espírito de uma águia gigante presente na mitologia da tribo Abenaki, que viviam no no nordeste dos Estados Unidos e no sul do Canadá. De acordo com o mito, Psônen criava neve ao abrir suas asas, e por isso era tido pelos Abenaki como o responsável pelas nevascas. Infelizmente isso é tudo o que se sabe dele.

A citação mais recente ao Psônen foi no livro jogo de RPG Totems of the dead , que aborda as mitologias dos povos das américas do norte, central e do sul; sendo retratado fielmente ao seu mito como uma ave mitológica gigante elemental de gelo. 


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

7 comentários:

  1. O problema de ter pouco assunto sobre o mito e que os norte americanos nunca deram muita importância a sua mitologia e também do fato que o povo Abenaki até tentou resistir ao opressor colonizador mas depois teve que fugir pro Canadá onde quase foi perdido toda a sua cultura , se tivessem conhecido sobre o mito com certeza já o teriam retratado em algum jogo e ai ele teria ficado conhecido, mas foi uma ótima postagem

    ResponderExcluir
  2. Seria uma possível inspiração do Articuno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, os dois tem características em comum. Segundo a pesquisa que fiz para o post sobre influências mitológicas em pokemón, Articuno seria inspirado no pássaro Roc, porém, acho que o Psônen tem muito mais haver.

      Excluir
  3. nunca deixem de postar, tudo aqui é ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Uma ave q faz gelo? Finalmente!!! Obrigado!!! Faz tempo que eu queria saber se existia um assim em alguma mitologia!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tive a mesma sensação em relação ao Articuno devido ser a inspiração de Roc entretanto Psônen é mais plausível devido ter essa relação com o elemento gelo assim como o pokemon lendário

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby